Palestra marca lançamento da Casa de Apoio e Centro de Capacitação

Com o tema “Completei 18 anos! E agora?”, evento será realizado no auditório do Sincomércio no fim de abril

 

No próximo dia 28 de abril, às 19h30, acontece no auditório do Sincomércio (Rua Maestro José Vitório, 137, Centro) a palestra “Completei 18 anos! E agora?”, ministrada pela presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e diretora-presidente do Instituto Kairós, Cláudia Maria Mariano da Silva, e também por Claus-Peter O. Willi, coordenador da Casa de Apoio e Centro de Capacitação – projeto que será apresentado na oportunidade.

A Casa de Apoio e o Centro de Capacitação são espaços de transição que proporcionarão uma preparação adequada para o convívio social aos jovens que, por atingirem o limite de idade de 18 anos, sejam desabrigados de instituições de acolhimento. Nesta primeira fase do projeto, a Casa de Apoio será voltada às mulheres, que lá poderão permanecer até os 21 anos de idade.

A iniciativa proporcionará, por meio da educação profissional aos envolvidos no projeto, a oportunidade de se preparar para o auto-sustento quando da saída do projeto, tendo em vista que muitas instituições de acolhimento não oferecem este tipo de preparação para os adolescentes que serão desabrigados no limite da idade e não foram adotados.

O Centro de Capacitação também atenderá aos jovens de ambos os sexos – a partir dos 14 anos – em instituição de acolhimento aguardando a adoção. O objetivo principal é ser um espaço de convivência comunitária e de fortalecimento de vínculos sociais para jovens egressos de instituições de acolhimento e capacitá-los para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes, para que conquistem a autonomia profissional e pessoal, após a saída da instituição.

As unidades da Casa de Apoio serão preparadas para receberem até seis jovens em cada uma. Já o Centro de Capacitação atenderá até 30 jovens – em cada módulo de horário de cursos – incluindo os moradores da Casa de Apoio. Os municípios de Itu, Salto, Cabreúva e Porto Feliz serão atendidos pelo projeto através de parceria com o Poder Público (Executivo e Judiciário) e grupos de apoio à adoção destas cidades – como o GAAAI – Filhos do Coração, de Itu.