Partidos de esquerda oficializam apoio à pré-candidatura do Prof. Anderson Silva

Integrantes do PT, PSOL, PCdoB, Rede Sustentabilidade e Unidade Popular participaram da reunião em Itu (Foto: André Roedel)

Aconteceu na tarde de sábado (16), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, uma reunião envolvendo partidos de esquerda para definir o apoio ao pré-candidato a prefeito Prof. Anderson Silva (PT). O encontro também deliberou sobre as próximas ações a serem tomadas visando as eleições municipais, quando será formada uma “frente ampla de esquerda” na cidade.

Estiveram presentes representantes do PT, PSOL, Rede Sustentabilidade, PCdoB e UP. O PV, que integra a Federação Brasil da Esperança com PT e PCdoB, não esteve presente, mas justificou ausência. Em seu discurso, o pré-candidato petista, que obteve 1.046 votos em 2020, disse que a eleição será um desafio imenso e que a direita tem avançado, inclusive em Itu.

“Não tem outra forma de resguardar a democracia se não nos unirmos”, disse ele, pedindo que os partidos deixem suas divergências de lado. Por sua vez, Rafael França Vitorino de Almeida, o Prof. Cidoman (PSOL), frisou que o apoio não será incondicional. “Não vamos dar um cheque em branco para você, queremos discutir o plano de governo”, declarou o pré-candidato a vereador. Os presentes votaram por aclamação o apoio ao pré-candidato até segunda ordem.

A reunião também definiu que o candidato a vice-prefeito da chapa de esquerda deverá ser de outro partido que não seja o PT, sendo provável que o PSOL indique o nome. As demais siglas deverão se organizar e lançar apenas candidatos a vereador, visando formar o quociente eleitoral para uma cadeira no Legislativo. A UP (Unidade Popular) ainda aguarda posicionamento da central partidária para definir se terá candidatos em Itu.

Manifestação

Também na reunião ficou definido que a frente de esquerda realizará manifestações, sendo que a primeira está programada para este sábado (23), a partir das 10h, na Praça da Matriz. Em defesa da democracia, o ato tem como reivindicações a punição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os generais, e lembrança dos crimes da ditadura militar e o fim do conflito na Palestina. 

O ato conta com apoio ainda da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo e da UJR (União da Juventude Rebelião). Já no domingo (24), das 10h às 17h, no Clube da Arte (ao lado da Associação Atlética Ituana), acontece um ato de filiação ao PSOL. O evento contará com a presença da deputada estadual Monica Seixas (PSOL).