Pedro Mauro irá desenhar história em quadrinhos do Batman

Capa brasileira de “Batman: The World”, desenhada por Pedro Mauro (Foto: DC Comics/Divulgação)

O desenhista Pedro Mauro, nascido em Nova Europa/SP e radicado em Itu, será um dos ilustradores da antologia “Batman: The World”, história em quadrinhos a ser publicada mundialmente pela DC Comics em setembro. A HQ traz talentos dos quadrinhos de 14 países diferentes, que apresentarão sua interpretação do Homem-Morcego em histórias exclusivas de suas culturas.

A história brasileira terá, além dos desenhos de Pedro Mauro, roteiro de Carlos Estefan. Juntos, os dois lançaram a trilogia “Gatilho”, recentemente publicada em um volume único pela editora Pipoca & Nanquim. “Confesso que ainda não caiu a ficha direito… (risos) É uma história curtinha, mas feita com muito carinho”, escreveu o roteirista no Twitter.

De acordo com a DC, a antologia terá capa dura e 184 páginas, sendo disponibilizada em todo o mundo digitalmente e impressa em 14 de setembro de 2021 – bem a tempo do “Batman Day”, a ser celebrado no dia 18 do mesmo mês. Além do Brasil, a HQ terá histórias de artistas da América do Norte, França, Espanha, Itália, Alemanha, República Tcheca, Rússia, Polônia, Turquia, México, China, Coreia e Japão.

“Batman se tornou um verdadeiro ícone da cultura pop, conhecido em todo o mundo”, disse o editor e diretor de criação da DC Jim Lee. “’Batman: The World’ é a maneira da DC mostrar aos fãs em todos os lugares que Batman é mais do que um personagem; Batman é um fenômeno que transcende linguagens e fronteiras”.

A abertura da antologia é uma história da dupla premiada Brian Azzarello (roteirista) e Lee Bermejo (desenhista). Na história intitulada “Cidade Global”, Batman reflete sobre seu tempo em Gotham City, protegendo sua cidade e seus habitantes de todos os tipos de ameaças. Mas, quando ele olha além das pontes, becos e arranha-céus, o Cavaleiro das Trevas percebe que o chamado por justiça não conhece fronteiras, pois há erros a serem corrigidos em todos os lugares. 

A história deles desencadeia uma série de contos que narram o passado e o presente do Batman, histórias contadas por algumas das vozes internacionais mais conhecidas dos quadrinhos. São eles:

  • Mathieu Gabella (escritor) / Thierry Martin (artista) – França
  • Paco Roca (escritor / artista) – Espanha
  • Alessandro Bilotta (escritor) / Nicola Mari (artista) – Itália
  • Benjamin von Eckartsberg (escritor) / Thomas von Kummant (artista) – Alemanha
  • Stepan Kopriva (escritor) / Michal Suchánek (artista) – República Tcheca
  • Tomasz Kolodziejczak (escritor) / Piotr Kowalski, Brad Simpson (artistas) – Polônia
  • Ertan Ergil (escritor) / Ethem Onur Bilgiç (artista) – Turquia
  • Alberto Chimal (escritor) / Rulo Valdés (artista) – México
  • Carlos Estefan (escritor) / Pedro Mauro (artista) – Brasil
  • Inpyo Jeon (escritor) / Jae-kwang Park, Kim Jung Gi (artistas) – Coreia)
  • Xu Xiaodong, Lu Xiaotong (escritores) / Qiu Kun, Yi Nan (artistas) – China
  • Kirill Kutuzov, Egor Prutov (escritores) / Natalia Zaidova (artista) – Rússia
  • Okadaya Yuichi (escritor / artista) – Japão

Cada versão internacional de “Batman: The World” também apresentará sua própria arte de capa exclusiva da equipe de criação local. A do Brasil apresenta o Cavaleiro das Trevas no Centro de São Paulo, com o Edifício Altino Arantes, o popular Prédio do Banespa, ao fundo. As cores da capa serão de Marcelo Maiolo e das páginas internas, de Fabi Marques. A publicação será feita pela editora Panini Comics.