‘Peões’: Cine SMetal exibe filme sobre metalúrgicos do ABC nesta quinta-feira

“Peões” é o filme escolhido para exibição no Cine SMetal desta quinta-feira (27). Dirigido por Eduardo Coutinho, considerado o maior documentarista da história do cinema do Brasil, o longa-metragem mostra a história pessoal de metalúrgicos do ABC paulista que participaram das maiores greves do século 20.

O Cine SMetal acontecerá a partir das 19h, no auditório da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Após a exibição do filme, o encontro receberá um bate-papo com a presença de Paulo Fontes, especialista em História do Trabalho e professor da UFRJ, e de Hamilton Pereira, ex-deputado estadual e metalúrgico aposentado.

A curadoria e mediação são realizadas por Renata Rocha. Segundo ela, a edição do Cine SMetal será importante para “analisar o filme, que foi lançado em 2004, e trazer, para os dias atuais, os avanços e retrocessos”. “Essa reflexão é muito importante para a nossa formação como cidadãos e a tão necessária consciência de classe”, finalizou a produtora cultural.

Acesso à cultura

Lançado no último dia 20, o Cine SMetal tem como principal objetivo ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais em Sorocaba e Região. O primeiro filme exibido foi “Jair Rodrigues: Deixa que Digam”, dirigido por Rubens Rewald.

A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS). O evento também conta com emissão de certificado de horas complementares para estudantes que participarem.

Além do Sindicato dos Metalúrgicos, o projeto também recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e da Casa da Frida.

Programação aberta para parcerias

Interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail renatafotografia1807@gmail.com, para falar com a curadora Renata Rocha. O SMetal está localizado na Rua Júlio Hanser, 140, próximo à Rodoviária.