Perdida no tempo, tradição da festa do Senhor Bom Jesus será retomada em Itu

Com missa solene na manhã deste domingo, festividade contará com orações do século XVIII encontradas em antigo folheto.

Imagem de Senhor Bom Jesus, padroeiro da Igreja/ Foto – Divulgação

A Igreja do Bom Jesus celebrará no domingo (07), às 9h, a festa de seu padroeiro, o Senhor Bom Jesus. A festividade, uma das mais antigas de Itu, se perdeu no tempo e deixou de ser realizada com toda a pompa há mais de 50 anos. Outrora, tinha lugar no dia 1º de janeiro, festa do Santíssimo Nome de Jesus, atualmente deslocada para o primeiro domingo do ano, na solenidade da Epifania do Senhor.

A festa do Senhor Bom Jesus é associada ao sofrimento de Jesus e, em alguns lugares, é celebrada na data da Transfiguração (6 de agosto). Em Itu, a memória do Bom Jesus está ligada às dores da circuncisão. Quando foi inaugurada a Igreja do Bom Jesus, em 1765, preparou-se para janeiro do ano seguinte uma festa grandiosa.

Para tanto, o Frei Antonio de Pádua OFM, do antigo Convento de São Luís de Tolosa (Itu) escreveu as orações próprias. Alguns compositores locais escreveram as músicas para a novena, que tinha início no dia 23 de dezembro e se estendia até o primeiro dia do ano. A novena do Bom Jesus foi realizada por quase dois séculos sem interrupção e com todo fervor e solenidade.

A Missa Solene deste domingo contará com as orações originais, de 1766, encontradas em um antigo folheto preservado na Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux. As músicas, que serão executadas pelo Coro do Bom Jesus, estão conservadas no Museu da Música e foram transcritas e ensaiadas nos últimos meses.

Os pesquisadores do museu consideram que se trata do mais antigo conjunto de composições próprias de Itu, escritas entre os séculos XVIII e XIX, que incluem obras de André da Silva Gomes, Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Padre Jerônimo Pinto Rodrigues, Elias Lobo e Tristão Mariano da Costa, ou seja, cinco gerações de compositores. Representam extraordinário patrimônio da música paulista dos períodos barroco e romântico.

A missa solene será celebrada pelo Padre Adriano Francisco da Silva, vigário paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária. A Igreja do Bom Jesus fica localizada na Praça Padre Anchieta, no Centro.