Plataforma ItuGeo agora pode ser utilizada também pela população
Foi lançado em maio desse ano a plataforma ItuGeo, com a intenção de oferecer ao cidadão mais agilidade aos processos internos da Prefeitura e padronização dos bancos de dados utilizados, com democratização e transparência da informação. Diante do sucesso, o mecanismo foi ampliado com mapas e informações da cidade para atender a demanda da população.
Lembrando o conceito do Google Maps, a ferramenta apresenta a possibilidade de encontrar informações sobre hidrografia, localização dos ecopontos, áreas de Proteção Ambiental, Gasodutos, fibra ótica municipal, postes de iluminação pública e zoneamento do município, recursos que são inexistentes no famoso aplicativo.
Apesar das opções que a plataforma já oferece, a técnica de geoprocessamento e coordenadora do Geoprocessamento da Prefeitura de Itu, Elisabete Maia, reconhece que o instrumento ainda está em construção e a colaboração dos usuários é fundamental nesse momento para que possa ser ampliado: “Em breve será possível, mediante cadastro na plataforma, cada munícipe acessar os dados referentes a sua propriedade, tendo disponível todos os documentos e informações do cadastro imobiliário referentes ao seu imóvel”, explica.
Ainda de acordo com a coordenadora, poucas cidades no Brasil têm acesso à tecnologia agora disponível também para Itu. “No Brasil, pouquíssimas cidades possuem ferramentas como essa. Disponibilizadas para a população, acredito que em torno de 20% dos municípios do estado de São Paulo”, concluiu a técnica. Hoje, a plataforma já funciona em qualquer dispositivo, de forma totalmente gratuita, e pode ser acessada com ou sem cadastro através do link: https://itugeo.sp.gov.br/.
Edição: Raquel Silveira | Texto e Reportagem: Gabriel Piccinin, Gabriela Araújo e Agenor Neto