POEAO fecha convênio com curso de arquitetura

Milena Fernandes Maranho é assessora de reitoria do CEUNSP e responsável técnica do POEAO (Foto: Divulgação)

Uma parceria entre o Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu – POEAO, que oferece cursos de formação na arte e no ofício da conservação, revitalização e restauração de patrimônios históricos e artísticos para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e os alunos de arquitetura do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP foi recentemente fechado com o intuito de ampliar as atividades do Projeto com a participação dos alunos do CEUNSP por meio de monitoria junto aos aprendizes do POEAO, principalmente em disciplinas técnicas.

O convênio também prevê o suporte dos alunos em atividades práticas realizadas pelo Projeto. Segundo Milena Fernandes Maranho, assessora de reitoria do CEUNSP e responsável técnica do POEAO, esse convênio complementa a formação universitária dos estudantes de arquitetura, além de ajudar em um projeto social muito importante para a cidade. Do outro lado, permite que o projeto seja ampliado e mais alunos possam ser atendidos.

Raul de Souza Almeida, coordenador geral do POEAO, que teve a oportunidade de apresentar o Projeto aos estudantes de arquitetura do CEUNSP, vê com bons olhos essa parceria. “Não tenho dúvidas que será um grande aprendizado para todos. Nossos aprendizes terão a oportunidade de conviver com os universitários e isso permitirá que eles cresçam bastante, assim como os estudantes de arquitetura terão contato com uma realidade da qual não conhecem, e isso os ajudará em sua formação”, comentou Raul. As primeiras monitorias devem começar no início do próximo ano.

O POEAO foi criado em 2006 com o objetivo de oferecer para jovens e adolescentes, de famílias em situação de vulnerabilidade social, a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho da construção civil voltado para a conservação, revitalização e restauração de patrimônio histórico edificado. O Projeto mantém convênios com instituições de peso, como o Exército Brasileiro, estando registrado junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itu sob número 015.