Polícia Civil apreende acessórios de armas de empresário em Porto Feliz

Dentre os acessórios foram apreendidas lunetas de longo alcance, mira laser, entre outros Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na última sexta-feira (09), a Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação no Centro Equestre da Fazenda Boa Vista, na cidade de Porto Feliz, e apreendeu armas e acessórias do empresário Thiago Antonio Brennand Fernandes Vieira, denunciado por agressões.

No último dia 4, de acordo com informações do Portal G1, o empresário teria viajado para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, horas antes de ter sido denunciado pelo Ministério Público por lesão corporal contra mulher e corrupção de menores.

Ainda ao G1, a defesa de Thiago alegou que ele viajou para o exterior em voo de carreira “sem que existisse qualquer restrição que o impedisse de se ausentar do país”. Os advogados afirmam que ele tem data de retorno ao Brasil “e está à disposição das autoridades”.

Na sexta-feira (09), a Justiça determinou que o empresário volte ao Brasil em um prazo dez dias. A decisão determina ainda que ele não pode frequentar estabelecimentos desportivos, deve manter distâncias de testemunhas e da vítima e entregar o passaporte à Justiça. Ainda sobre a denúncia, o MP pediu a apreensão do passaporte dele e a obrigação de manter o endereço atualizado. O pedido não foi analisado pela Justiça a tempo.

Operação

As autoridades teriam sido informadas de que Thiago teria escondido em seu espaço restrito dentro do Centro Equestre da Fazenda Boa Vista inúmeros acessórios, armas, munições e outros objetos ilegais, temendo que fosse feita busca e apreensão em sua residência.

Com base nas informações, foi feita uma representação junto ao Juízo de Porto Feliz para o competente mandado de busca. A cautelar foi distribuída no fim da tarde de quinta-feira (08) e, na manhã de sexta, foi concedida.

A operação foi comandada pelo 15º DP de São Paulo e localizou uma mala fechada com cadeado, contendo 54 acessórios de armas de fogo aparentemente ilegais. Não foram localizadas armas e munições.

Dentre os acessórios foram apreendidas lunetas de longo alcance, mira laser, entre outros. Uma perícia técnica definirá se os acessórios são de uso permitido ou restrito, conceitos elencados no Estatuto do Desarmamento.

Há ainda um pedido de busca e apreensão na casa do empresário [que é colecionador, atirador desportivo e caçador] em São Paulo que ainda não foi analisado pela Justiça, de acordo com a Polícia Civil.

Investigação

O inquérito elaborado pelo 15º Distrito Policial havia sido encaminhado ao Ministério Público e à Justiça. Foram ouvidos o suspeito, a vítima agredida, testemunhas e professores da academia. O empresário está sendo acusado de perseguir e ameaçar mulheres em uma academia de ginástica, que fica num shopping de luxo, em São Paulo, em agosto.

Anteriormente, a defesa de Thiago Brennand havia dito ao G1 que ele já prestou depoimento no inquérito, “apresentando todos os esclarecimentos para a plena compreensão dos fatos sob investigação”.

“Diante disso, a nova equipe de defesa de Brennand considera absolutamente desnecessário o pedido de medida protetiva protocolado no início do caso. O trabalho da defesa se dará dentro das balizas do bom direito, da civilidade e do respeito à intimidade, integridade e dignidade de todas as partes e testemunhas”, diz o texto assinado por Cavalcanti Sion Advogados ao Portal. Segundo os relatos, as agressões ocorreram no dia 3 de agosto, numa academia no Itaim Bibi, em São Paulo.