Polícia cria novo núcleo do Programa Vizinhança Solidária na cidade de Itu

Com presença do Comandante da 1ª Companhia, Capitão PM Carlos, foi realizada na manhã da última quinta-feira (24) a criação do primeiro grupo do Programa de vizinhança Solidária (PVS) no bairro do Jacuhú, zona rural de Itu, área de cobertura da Companhia.

Na ocasião, foram entregues aos moradores as placas que são fixadas nas residências. O Programa Vizinhança Solidária da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem se sagrado como uma das mais eficientes ferramentas de Polícia Comunitária voltada para a mobilização social em prol do fortalecimento da Cultura de Paz.

O Programa proporciona mudança deste cenário depressivo e hostil de insegurança, num aumento vertiginoso da prevenção primária através do estreitamento das relações humanas das comunidades, o que permite que todos os membros de uma comunidade possam viver promovendo o bem uns dos outros.

Atualmente somam-se mais de 600 núcleos de vizinhança solidária em todo o Estado de São Paulo e surgem mais a cada semana, devendo-se destacar que esta quantia é resultante de um crescimento quadriplicado dos últimos anos. Estes são núcleos oficiais, catalogados pela Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos – DPCDH da PMESP que tem seus resultados tabulados para leitura estatística das unidades e são frutos de orientação pela Polícia Militar por meio dos comandos de companhia territoriais.