Prazo para cadastramento de idosos do BPC no CadÚnico é prorrogado

Foi estendido para dezembro de 2018 o prazo, que se encerraria no final deste ano, para cadastramento dos idosos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) no CadÚnico. Pessoas com deficiência também têm até o final de 2018 para se cadastrar.

O BPC é um programa do Governo Federal voltado a idosos e pessoas com deficiência, que assegura o pagamento de um salário mínimo mensal a pessoas a partir dos 65 anos de idade.

 

Cadastramento e requisitos

Para receber o benefício, é necessário comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar per capita deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente. Mais  de  254  mil idosos e 180 mil pessoas com deficiência recebem o BPC no Estado de São Paulo.

Para se cadastrar no CadÚnico é necessário procurar um Centro  de  Referência  de  Assistência  Social  (CRAS)  mais  próximo da residência. Na   inscrição  do  CadÚnico,  é  preciso  levar  ao  CRAS  os  seguintes documentos:  CPF (obrigatório para todos os membros da família) ou Título de  Eleitor do responsável pela Unidade Familiar e qualquer documento das outras pessoas da família, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, CPF, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho. O cadastro deve ser atualizado a cada  dois anos ou quando houver alteração nas informações do último cadastramento.

Para  a pessoa com deficiência, o BPC oferece um salário mínimo mensal, por meio de avaliação médica e social do INSS que  evidencie  impedimentos  de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual  ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de  condições  com  as demais pessoas. A renda mensal familiar per capita deve  ser  inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente. O familiar recebe um salário mínimo de forma mensal.