Prefeito critica oposição durante evento do Plano Diretor

Prefeito disparou contra os vereadores de oposição (Foto: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu)

Na quarta-feira (06), o que era para ser um evento técnico de apresentação das diretrizes que marcarão o início dos trabalhos de revisão do Plano Diretor Municipal de Itu se tornou um ato político, com forte investida do prefeito Guilherme Gazzola (PL) contra a oposição ao seu governo. O chefe do Executivo disparou contra vereadores opositores, em especial Eduardo Ortiz (MDB), que estava presente na cerimônia ocorrida na Prefeitura.

Primeiramente, o prefeito disse que tem o interesse de, o mais rápido possível, “devolver Itu aos seus tempos não corruptos”, apontando que houve uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que “impediu o desenvolvimento da cidade”. 

Em seguida, destacou o apoio dos vereadores da base e passou a criticar Ortiz – a quem chamou de “vereador herculanista”, em referência a ele ter sido eleito pelo grupo do ex-prefeito Herculano Passos (Republicanos). Disse que o edil ficou bravo por conta da convocação das sessões extraordinárias. “Eu já fui vereador. Tem que trabalhar. Não pode ser vagabundo”, disse o prefeito, apontando que a Câmara de Vereadores será o “grande palco” da discussão do Plano Diretor Municipal.

“É o momento em que esses interesses vão brotar de forma significativa. ‘Seu’ Ortiz vai ter a chance de defender o governo Herculano. Olha que maravilha”, provocou Gazzola, recordando o voto contrário do vereador ao projeto de autorização de empréstimo de R$ 100 milhões para investimentos no saneamento básico da cidade. Gazzola ainda citou vereadores ligados ao ex-prefeito Lázaro Piunti. “Estamos bem representados”, ironizou.

Por fim, o prefeito disse que vai ter “um prazer imenso” de voltar à Câmara para a discussão do Plano Diretor. “Nessa Casa, estabelecerei, de pronto, o debate com todos aqueles que resolveram durante quatro anos e nesse ano inteiro não fazer nada e atrapalhar a cidade de Itu. Estarei lá, pleno, apaixonado pelo que eu mais amo, que é o debate. Adoro acabar com canalhas”, declarou Gazzola, que foi aplaudido pelos presentes.

Logo em seguida, o prefeito sentou ao lado de Ortiz e questionou se o vereador não teria nada a dizer, ao passo que o edil disse que seu microfone é na Câmara. Ortiz ainda disse que o prefeito está desatualizado, pois não faz mais parte do mesmo partido de Herculano – que migrou recentemente do MDB para o Republicanos. A reportagem conversou com Ortiz após o evento. O vereador disse que foi ao evento porque foi convidado, “com a única intenção de acompanhar os trabalhos realizados, até para poder balizar melhor meu voto num projeto tão importante”. 

“Fui surpreendido com a atitude lamentável do prefeito, que estava visivelmente alterado, tanto que em sua fala limitou-se apenas a me atacar, proferindo diversas inverdades. Não bastasse os ataques ao microfone, ao descer do palco fez questão de se sentar ao meu lado, dando continuidade aos ataques, com intenção clara de me provocar. Quero deixar claro que isso não me intimida, e que eventos que eu julgar importante participar, eu irei. Quanto aos ataques, no momento oportuno, serão rebatidos com a verdade”, finalizou.