Prefeito de Cabreúva faz balanço de sua gestão

henrique

Na manhã da última quinta-feira (15), o prefeito reeleito da cidade de Cabreúva, Henrique Martin (PDT), recebeu em seu gabinete a reportagem do “Periscópio” para uma entrevista exclusiva. O chefe do Executivo fez um balanço sobre sua atual gestão e comentou sobre o planejamento para seus próximos quatro anos de mandato.

Henrique, que já havia sido eleito duas vezes vereador daquele município, entre os anos de 2005 e 2012, assumiu a Prefeitura em 1° de janeiro de 2013 e foi reeleito em outubro com mais de 85% dos votos para um novo mandato. Ele fala sobre os diversos projetos realizados na cidade, com destaque para as áreas da saúde, segurança e educação.

Projetos concretizados
“Entrei (na Prefeitura) com uma Santa Casa fechada, falta de estrutura na Saúde, Segurança, Educação, faltando realmente focar o cidadão. Nesses quatro anos, o principal desafio foi melhorar a Saúde. Reconstruímos a Santa Casa, não foi uma simples reforma, demos um hospital à população totalmente reconstruído e com uma estrutura eficiente. Fizemos unidades de saúde em diversos bairros, que estão funcionando e que estão dando resultado, eficientes para a população. Construímos novas escolas e creches, fizemos o maior plano de asfalto da história da cidade, além da implantação do sistema de monitoramento inteligente, por toda a cidade, para melhorar a segurança”.

Planejamento financeiro
“Graças a nossa boa gestão e ao equilíbrio nas contas, nós somos uma das poucas Prefeituras que já antecipou o pagamento do 13º e já estamos com dinheiro para o salário de dezembro, a ser pago no próximo dia 20 (terça-feira), e as contas fechadas”.

Diferencial
“Não consigo diferenciar. Não existe o Henrique de época de campanha e o Henrique depois da eleição. Eu sou o mesmo, sempre. Chego aqui (na Prefeitura) por volta das 7h; de terça e quinta atendo a população pessoalmente e respondo os e-mails e as mensagens nas redes sociais. Quando ganhei a eleição, divulguei meu e-mail pessoal para toda a cidade. Eu quero ser o primeiro a saber o que acontece em Cabreúva. Então, a população tem acesso direto e depois disso eu encaminho os e-mails para cada secretário, para cada responsável pelo setor, para que tomem as devidas providências. Isso me faz estar muito próximos das pessoas. Acredito que sempre temos de manter o ‘olho no olho’, procurar fazer mais um pouco, o prefeito não pode estar fechado no gabinete. O prefeito é o interlocutor e precisa explicar, por exemplo, se tal coisa não é possível ser feita, ou se não consigo, o por que não dá ou o por que dá? O melhor caminho no poder público é transparência”.

Plano para o novo mandato
“Na Educação, vamos ampliar escolas e estamos construindo uma nova, no Centro da cidade, que será modelo e contará com teatro. Um foco importante é a geração de emprego. Cabreúva tem um potencial muito grande com as empresas e queremos cada vez mais que esses empregos sejam priorizados para os moradores daqui. Temos três eixos importantes, que possibilitam que o município cresça cada vez mais: o Jacaré, como potencial comercial; o Pinhal, na área industrial; e o Centro, com potencial histórico de turismo. Também pretendo construir um novo ginásio, implantar algumas áreas esportivas nos bairros, e faremos o resgate ao Clube Atlético Cabreuvano, fazendo ali um misto de cultura com o esporte”.

Turismo e Cultura
“Fizemos a elaboração de um Plano Diretor do Turismo de Cabreúva, inclusive aprovado pela Câmara. Fizemos de maneira pioneira junto ao Senac, mas na verdade as grandes responsáveis são as pessoas, é a população que, por meio de sugestões e idéias, elaboraram este plano. Já apresentei ao secretário estadual de Turismo (Laércio Benko) e ao deputado (Estadual) Rodrigo Moraes (DEM). O objetivo é que esse plano se torne um projeto de lei para que possamos nos tornar uma cidade de Interesse Turístico. Vamos fazer o Festival de Inverno, o Food Truck e desenvolver roteiros. Cabreúva recebe aos finais de semana, através da Estrada dos Romeiros, ciclistas e motociclistas, então queremos dar um suporte maior para essas pessoas. Somos privilegiados, pois somos cercados por serras, o clima é diferente, o ar, a qualidade de vida e as montanhas. Quem gosta de aventura, quer passar por essas montanhas, então nós iremos explorar tudo isso. Já na área de Cultura, vamos fomentar os artistas cabreuvanos, desenvolver encontros musicais, promovendo, descobrindo talentos e desenvolvendo o ‘Projeto Guri’, talentos e outras ações. Vamos focar na cultura dos bairros”.

Saúde
“Quando eu assumi (a Prefeitura, em seu primeiro mandato), o cidadão precisava ir para outras cidades distantes para fazer ultra-som. Implantamos o ultra-som, o que já amenizou custos com carro, pedágio e combustível. O que é preciso deixar claro é que o município é responsável por algumas ações da saúde, outras ações são de responsabilidade do Governo Estadual. Por isso que existe o AME Regional, e o nosso é o de Jundiaí. Além disso, trouxemos o ‘Saúde da Família’, que não existia em Cabreúva, que realiza um trabalho preventivo. Porque precisamos chegar antes da doença. Nós precisamos vender, promover saúde, e não tentar apagar incêndio , como na maioria dos municípios. Estamos investindo na prevenção. Realizamos também o ‘Melhor em Casa’, na qual uma equipe de médicos e profissionais de enfermagem atende a pessoa em sua residência. Temos também a Ouvidoria da Saúde, que vem sendo muito eficiente, apurando os problemas e tomando providências. Na Santa Casa, temos o parto humanizado, onde o pai pode acompanhar o nascimento do filho, no ‘quarto semente’, um trabalho que vem surtindo efeito, pois vemos que na região 80% dos partos são por cesariana, e aqui em Cabreúva, só se a mulher de fato não tiver condições médicas é realizado tal procedimento”.

Críticas
“Em tudo o que se for fazer, com a democratização, com a democracia das redes sociais, as pessoas se sentem à vontade para escrever o que bem entendem, mas nem sempre o que está sendo escrito ali é verdade ou tem sentido ou reflete a realidade. Graças a Deus, a nossa gestão foi a que mais investiu na saúde se for comparar a região, por exemplo. Não vou dizer que não tem reclamação na saúde. É impossível uma cidade que não tenha uma reclamação a respeito, é impossível não ter descontentamento. Mas é preciso deixar claro que nunca existiu um governo que fizesse como estamos fazendo, que desse respostas com ações, e não com planos. Tudo precisa melhorar. Eu aprendi que não podemos aceitar que isso ou aquilo está bom. Só permanece o que muda. E nós só vamos avançar se mantivermos uma mudança constante. Temos muito trabalho pela frente”.

Foto e texto por Daniel Nápoli