Prefeitura de Indaiatuba anuncia melhorias no transporte coletivo do Município

Renovação da frota de ônibus, reestruturação de linhas, implantação de novos pontos de recarga de bilhetes eletrônicos estão entre as medidas a serem adotadas

 

O prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar (PMDB) anunciou na quarta-feira (22) uma série de ações com o objetivo de melhorar a qualidade do transporte coletivo do município. As medidas incluem a renovação da frota de ônibus, reestruturação de linhas, implantação de novos pontos de recarga de bilhetes eletrônicos e aumento do tempo do cartão integração para 60 minutos.

Gaspar ressaltou que o transporte público é um dos focos de sua gestão. “Chegamos em um entendimento com a direção da empresa. Se não cumprirem com o combinado vamos romper o contrato e abrir licitação para a contratação de uma outra empresa que garanta a qualidade que estamos buscando”, avisou.

A renovação da frota foi o primeiro ponto apresentado pelo prefeito. “Até maio a empresa se comprometeu em trazer 20 ônibus 0Km para Indaiatuba. Antes disso, até abril a empresa substituirá 14 veículos fabricados em 2008/2009 por carros com ano de fabricação de 2010 e 2012”, anunciou.

Os motoristas e cobradores da Viação Indaiatubana já estão passando por treinamento de “Direção Defensiva”, que entre outros temas trata de procedimentos diários e excelência no tratamento com o usuário.

Para diminuir o tempo de espera, que está entre as principais reclamações dos passageiros, o prefeito informou que será realizada uma reestruturação de linhas, que é uma ação prevista no Plano de Mobilidade Urbana de Indaiatuba, que está em fase de conclusão.

Hoje o município conta com 26 linhas que atendem 1.179 pontos de ônibus e oito terminais urbanos, e uma média de 25 mil passageiros em dias úteis. A média mensal de viagens é de 23.456.

Questionado sobre a previsão de reajustes no valor da passagem, diante dos investimentos que serão feitos pela empresa, Gaspar informou que não existe qualquer previsão e que a Prefeitura não tratará desse assunto com a empresa até que se resolvam os problemas relacionados ao transporte coletivo no município.