Prefeitura de Itu investe na revitalização das ciclovias da cidade

Atualmente Itu conta com 37 quilômetros de vias dedicadas aos ciclistas (Foto: Gabriela Lago/Prefeitura de Itu)

Na última segunda-feira (1º), o prefeito Guilherme Gazzola (PP), junto dos secretários Gilmar Pereira (Planejamento) e Eduardo Alves (Obras), acompanharam as obras de revitalização da ciclovia da cidade. A intervenção visa a recuperação do trecho existente entre a Rua Jasmim e a Avenida da Saudade, onde o pavimento de massa asfáltica, desgastado pelo tempo, comprometia a segurança dos usuários.

O projeto de revitalização prevê a demolição de 9.581,00m² (equivalente a 3.193 metros), através do processo de fresagem do asfalto, seguido pela aplicação de um novo piso de concreto pigmentado. Posteriormente, será realizada a pintura de sinalização, mantendo a largura padrão de 3 metros para ciclovia, conforme as normas estabelecidas. Além disso, outros 2.348,00m² (782 metros) serão contemplados com a pintura e sinalização de trechos existentes, junto com a recuperação pontual do canteiro, que incluirá o plantio de 10.000m² de grama.

Para reforçar a segurança dos ciclistas, em 2023 foi realizada a instalação de iluminação na ciclovia do Parque Linear, que se estende do Jardim das Rosas até a Avenida da Saudade. Com essas intervenções, a revitalização da ciclovia abrangerá aproximadamente 4km de extensão, proporcionando maior conforto e segurança aos usuários.

O prefeito Gazzola destacou que, antes desta gestão, Itu não possuía nenhum quilômetro de ciclovia e que atualmente a cidade conta com 37 quilômetros de vias dedicadas aos ciclistas. “Os investimentos em ciclismo promovidos por esta administração têm como objetivo impulsionar tanto a prática esportiva quanto o uso da bicicleta como meio de transporte, visando aprimorar a qualidade de vida da nossa população”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *