Prefeitura de Itu refaz licitação de obras em praça após quase perder convênio

Verba de mais de R$ 1,5 milhão para reforma da praça em frente ao estádio foi anunciada no governo passado

No dia 10 de março do ano passado, o então prefeito de Itu Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze) assinou um convênio, proveniente da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), no valor de R$ 1.535.216,08, que previa a urbanização da Praça Washington Luiz, situada no bairro Vila Nova, em frente ao Estádio Novelli Júnior.

O projeto previa piso, estacionamento, pista de skate, paisagismo e urbanismo, dentre outras intervenções, porém, passado um ano e oito meses da assinatura, nenhum serviço foi feito no local. Por isso, a reportagem do “Periscópio” questionou a atual administração municipal, a qual afirma que o Dade encontrou uma série de irregularidades em relação ao processo licitatório, promovido pelo governo anterior, e que a licitação será refeita pela Prefeitura.

A atual administração afirma ainda que a licitação do projeto e da obra foram realizadas antes da assinatura do convênio e que a nova licitação já está em andamento, em fase de contratação de uma empresa para desenvolver o projeto. Porém, não há uma data definida para início das obras, uma vez que dependerá da tramitação burocrática.

A Prefeitura reforça que pretende apresentar um novo projeto para que o convênio já existente não seja perdido, contendo ideias de melhorias no paisagismo, área de estacionamento e espaço de convívio. Ainda sobre este assunto, o secretário municipal de Planejamento Plínio Bernardi Jr., “o atual governo está fazendo o possível para salvar um recurso que está perdido”.