Prefeitura de Salto intensifica ações contra a dengue

Fumacê foi feito em diversas ruas do Centro de Salto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Salto)

A Prefeitura de Salto, por meio do Setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, realizou, na tarde de sexta-feira (19), o trabalho de nebulização, popularmente conhecido como fumacê, na região central, entre as ruas Tiradentes, Pelé, Albuquerque Lins, Pio XII e Ibraim Nobre, em ação de combate ao mosquito da dengue. 

A ação ocorre a partir do mapeamento feito pela equipe de Controle de Endemias com base nas notificações recebidas, que permitem definir a área-alvo do trabalho de nebulização. A Secretaria de Saúde reforça que, para que a aplicação do fumacê ocorra, é necessário que no mínimo 80% dos imóveis estejam acessíveis para a ação do produto, que deve ser direcionado dentro das casas, onde o mosquito se aloja. Por isso, é extremamente importante a colaboração dos munícipes para possibilitar o acesso ao interior das casas.

As equipes do Setor de Controle de Endemias têm retornado regularmente em bairros críticos para buscar e eliminar criadouros. No caso de encontrar casas fechadas, é deixado um comunicado para que o munícipe entre em contato com a Zoonoses, a fim de viabilizar o retorno da equipe.

As ações da equipe da Saúde consistem principalmente no trabalho de porta a porta para orientação e eliminação de criadouros nos imóveis, além do atendimento de demandas relacionadas à presença de criadouros nas residências, vistorias em depósitos de recicláveis e empresas, educação ambiental em escolas e instituições de ensino, vistorias em imóveis públicos, exposições em eventos e palestras, bem como ações de educação nos Centros de Referência de Assistência Social, comunicação sonora (carro de som) nas ruas, além da realização do “fumacê”. 

O munícipe que tiver qualquer dúvida pode solicitar uma visita dos agentes por meio do contato (11) 4029-4212 ou pessoalmente na Rua Floriano Peixoto, 1.132, Vila Nova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *