Prefeitura emite nota sobre suposta vinda do Hospital do Câncer para Itu

Na tarde desta sexta-feira (08), a Prefeitura de Itu emitiu uma nota sobre o anúncio da suposta vinda de uma unidade do Hospital do Câncer Amaral Carvalho, de Jaú (SP), para a cidade, que foi realizado pelo ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito Herculano Passos (Republicanos). Segundo a administração municipal, o anúncio é improcedente.

“Este esclarecimento público se faz necessário diante de uma série de questionamentos, feitos por pacientes desta importante doença, recebidos pela Prefeitura após a divulgação irresponsável da informação inválida”, afirmou a Prefeitura em nota.

Ainda de acordo com o Poder Público, a Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com autoridades de instâncias superiores da área, como o DRS (Departamento Regional de Saúde) que afirmou que não existe nenhum pedido registrado no órgão com a solicitação para convênio SUS.

“Em decorrência do vídeo, que pode ser interpretado como fake news, a Prefeitura de Itu está expedindo ofício ao Hospital de Jaú, usado como fonte da notícia errônea, solicitando a elucidação do que foi publicado. Cabe esclarecer que até 2019 uma entidade de Saúde disponibilizou esses serviços na Santa Casa ituana e deixou de prestá-los por não se ter a liberação para ser conveniada ao SUS (Serviço Único de Saúde)”, prossegue a nota.

Por fim, a Prefeitura de Itu informa que “trabalha constantemente por uma melhoria no atendimento aos pacientes oncológicos, porém, em respeito à dignidade dos mesmos e seus familiares, segue as normas legais e os trâmites burocráticos formais de uma instituição pública, se diferenciando do oportunismo que pode ser utilizado para tirar vantagem da boa-fé da população”.

No vídeo publicado pelo ex-prefeito, um dos diretores do equipamento de saúde, referência no tratamento oncológico em São Paulo, declara a intenção de trazer uma unidade para a cidade de Itu. Segundo Herculano, o terreno já até teria sido conseguido. A reportagem se coloca aberta ao posicionamento do pré-candidato.