Prefeitura instala máquinas de reciclagem que geram créditos para população de Itu

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, informa que a cidade contará com um total de 10 “Retorna Machine” (Foto: Gabriela Lago/Prefeitura de Itu)

A Prefeitura de Itu iniciou uma ação para incentivar a reciclagem de materiais. Máquinas de coleta, conhecidas como “Retorna Machine”, já estão sendo instaladas em pontos estratégicos da cidade. Estes dispositivos têm a capacidade de aceitar uma variedade de materiais recicláveis, incluindo embalagens de alumínio, aço, plásticos e vidros.

O cidadão que levar seu lixo reciclado ao equipamento ganhará, como recompensa, créditos para utilização livre. São válidos somente os materiais pós-consumo (sem restos de resíduos internos) e com seu código de barras preservado, para registro na máquina de reciclagem.

Para participar desta ação, os munícipes devem primeiramente se cadastrar no “Programa Triciclo de Fidelidade”, acessando o site da empresa Ambipar Triciclo ou utilizando o aplicativo disponível. Ao depositar os materiais recicláveis nas máquinas, os participantes começam a acumular “tricoins”, a moeda virtual do programa. Os créditos adquiridos podem ser trocados por valores em uma conta PagBank, MercadoPago, entre outras opções

“Após as metas sanitárias e ambientais atingidas, que possibilitaram a revogação da Taxa de Lixo, a Prefeitura de Itu segue promovendo ações sustentáveis. Ao incentivar a troca de materiais reciclados por créditos, a população não só preserva o meio ambiente, como também recupera parte do que investiu com a taxa nos últimos meses”, destaca o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PP). O chefe do Executivo informa ainda que a cidade contará com um total de 10 máquinas “Retorna Machine”.

Confira os locais de coleta e troca de materiais reciclados para ter acesso às moedas virtuais:

1 – Sede do Grupo da Melhor Idade

Rua Cláudio Fonseca, 338 – Parque Nossa Senhora da Candelária

2 – Fundo Social de Solidariedade

Rua Madalena de Oliveira Moraes, 370 – Itu Novo Centro

3 – Mercado Municipal de Itu

Praça da Bandeira, 104 – Centro

4 – Parque do Varvito

Rua Parque do Varvito, 400 – Parque Nossa Senhora da Candelária

5 – Garagem da Prefeitura de Itu

Av. Itu 400 Anos, 111 – Itu Novo Centro

6 – Rodoviária de Itu

Av. Dr. Otaviano Pereira Mendes – Liberdade, Itu

7 – Cidade da Criança

Rua França, 102 – Vila Roma

8 – Subprefeitura do Pirapitingui

Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, 14 – Cidade Nova

9 – Rede Saber IV – Pirapitingui

R. Dr. Lauro Souza Lima, 1 – 111 – Vila Martins

10 – Estádio Novelli Junior

Praça Washington Luiz, s/nº, Vila Nova