Prevenção de queimadas urbanas é tema de palestra da Semana do Meio Ambiente

A palestra foi promovida através da Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

Para finalizar a programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente, na última quarta-feira (07), foi realizada na empresa Fox Reciclagem, uma palestra com tema “Prevenindo as queimadas urbanas”. A ação foi conduzida pelo diretor de Proteção e Defesa Civil, Paulo Guerreiro e funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A conscientização é de extrema importância, visto que estamos em período de estiagem, época do ano em que mais são registrados incêndios no Brasil. Muitas dessas queimadas são registradas devido as bitucas de cigarro lançadas em rodovias, à queima de lixo, à queima não controlada em pastos e canaviais sem aceiro, queima de resíduos após limpeza de terrenos, fogueiras e queda de balões.

Uma das orientações passadas foi a de que, em caso de avistamento de fumaça ou fogo, a Defesa Civil deve ser contatada imediatamente através do telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Ao longo da semana passada, foram realizadas diversas atividades ambientais com objetivo de conscientizar toda a população sobre a preservação de recursos ambientais.