Projeto Capoeira Ecológica completa um ano em Itu
Há pouco mais de um ano, existe na cidade de Itu o projeto Capoeira Ecologia, que oferece aulas gratuitas, a partir dos 7 anos. As aulas acontecem sempre aos sábados, a partir das 8h, no Parque Ecológico Almeida Júnior.
O projeto social foi idealizado por Renan Henrique Rodrigues dos Santos, conhecido como Primo. Praticante da capoeira há 15 anos, ele se apaixonou pela prática após assistir ao filme “Esporte Sangrento” (1993) e, após influência de sua família (atualmente seu primo é seu professor), iniciou na prática.
“Comecei a praticar capoeira com 10 anos de idade, e um fato muito interessante foi que a capoeira proporcionou a recuperação do desvio de coluna que eu tinha. Na época eu fazia fisioterapia e o médico perguntou se eu praticava esporte, eu respondi que sim. Ele me disse: ‘vou encerrar a suas sessões de fisioterapia, porque a capoeira vai te recuperar, ela é um excelente esporte!’ Dito e feito”.
Hoje, Primo é graduado na Escola Abadá-Capoeira, Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira. Já o projeto social nasceu de um antigo desejo. “Sempre tive vontade de fazer um trabalho voluntário e por gostar de natureza, animais, fiz a junção dessas duas paixões”, explica Renan, que iniciou o Capoeira Ecológica em maio de 2023.
“A Capoeira é nossa identidade cultural, é a arte que engloba outras artes, e em 2014 foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade e o maior difusor da nossa língua portuguesa. Sim, muitos pensam que é o futebol, mas não é verdade”, destaca.
De acordo com ele, a capoeira oferece muitos benefícios, como melhorias na coordenação motora, ajuda a liberar o estresse, trabalha o condicionamento físico, a flexibilidade e o sistema cardiovascular, estimula o emagrecimento, musicalidade e muitos outros mais. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (11) 99509-9623 (WhatsApp).