Projeto de Natação é opção para jovens na melhora da saúde

Com aulas oferecidas de forma gratuita na piscina do Conjunto Aquático Cel. Fiori Marcelo Amantéa, anexo ao Estádio Municipal Novelli Júnior, o Projeto Natação Ituana “Nadando com Marcelo Chierighini”, recebe crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, que obrigatoriamente, devem estar matriculados na rede de ensino da cidade.

Com o apoio da Prefeitura de Itu, da Associação de Pais e Amigos da Natação Ituana (Apani) e por meio da Lei do Incentivo ao Esporte do Ministério da categoria, o projeto vem a evolução de seus participantes na natação e também melhorando a qualidade de vida.

Um dos exemplos, é o jovem Guilherme Andrade de 15 anos. Há quatro anos, o adolescente ingressou no projeto por recomendação médica, uma vez que nascera prematura e com problemas respiratórios.

“O Guilherme nasceu prematuro e ficou 15 dias na UTI neonatal com insuficiência respiratória, então os médicos sempre nos orientaram com os cuidados com sua saúde respiratória. Nos quatro anos de projeto percebemos que ele está crescendo em vários aspectos da vida, não só física, mas também esportiva e social”, diz Monique Andrade, mãe de Guilherme.

Para o adolescente, “além do sonho de um dia se tornar competitivo, o incentivo ao irmão mais novo é mais uma das conquistas que a natação lhe deu. “Sou muito feliz por incentivar meu irmão menor de oito anos a começar a fazer as aulas! Além da nossa saúde, nós fazemos amigos e colocamos objetivos para as aulas”, comenta.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (11) 4025-0280 (Secretaria Municipal de Esportes) ou pelo e-mail: esporte@itu.sp.gov.br.