Projeto quer fim de veículos a gasolina ou a diesel

Uma proposta do senador Ciro Nogueira (PP-PI), o Projeto de Lei 304/2017 visa que a partir de 2030 nenhuma montadora fabrique carros movidos a gasolina ou a diesel, sendo permitido a fabricação apenas de modelos a etanol, biodiesel ou elétricos. Já em 2040, será proibida a circulação dos automóveis utilizando algum dos dois tipos de combustível com exceção a veículos de coleção, oficiais e diplomáticos ou com estrangeiros.

O projeto já se encontra a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para análise. A justificativa, segundo Ciro Nogueira é que atitudes como essa diminuem a poluição no meio ambiente, além de ser uma tendência: “Não deixa de ser uma proposta ousada, mas é uma tendência mundial. Diversos países já adotaram; algumas montadoras inclusive”.

Para ter uma ideia, o Reino Unido já anunciou em julho que irá proibir carros a combustão a partir de 2040, enquanto a Alemanha decidiu dar mais um tempo, proibindo a circulação dos veículos só em 2050, mas a produção termina em 2030, como deseja Nogueira.

Após passar pela CCJ, o projeto também irá passar na Comissão de Meio Ambiente, circulando de forma terminativa, valendo de forma definitiva caso seja aprovada, sem ter de passar pelo Senado.

 

Promessa

Na mesma linha, a Volkswagen anunciou que quer oferecer até 2030 pelo menos uma opção 100% elétrica ou híbrida para todos os modelos do grupo, que engloba também marcas como Audi, Porsche, Bugatti, Bentley e Lamborghini.

De acordo com o presidente do conselho da empresa alemã, Matthias Müller, todos os cerca de 300 veículos do grupo terão uma variante que não é movida a combustíveis fósseis em 13 anos. Até 2025 serão lançados 80 modelos “verdes”, sendo 50 totalmente elétricos e 30 híbridos.