Resgatando a tradição, procissão motorizada de São Cristóvão reúne milhares de pessoas

Foto: Beatriz Pires

Após ter sido cancelada no ano passado, a tradicional procissão motorizada de São Cristóvão voltou a acontecer no último domingo (29/07) e reuniu milhares de motos, carros e caminhões durante o longo trajeto percorrido, que durou aproximadamente duas horas e meia.

Para o pároco Robinson Adolfo Veronezze a procissão superou as expectativas. “Foi uma procissão muito emocionante, muito cheia de fé e eu pude observar quanto o povo necessita de sinal, de graça de Deus na vida deles”, diz. “Eu fiquei três horas em cima do caminhão aspergindo água [benta]. Todos os veículos terminaram de passar por volta de umas 16h”, completa.

Ordenado em janeiro deste ano pelo Bispo Diocesano Dom Vicente Costa, padre Robinson conta que todo o trabalho para que a procissão e a festa acontecessem foi feito com o intuito de retomar a tradição. “Eu vim na expectativa de fazer um trabalho para resgatar a comunidade, trazer de volta aquilo que é dela, que é próprio dela”, comenta. No total, 250 pessoas trabalharam nos dois finais de semana da festa.

Participação

A vendedora Vanessa Cristina de Oliveira, de 24 anos, participou da procissão de moto pela terceira vez e pretende acompanhar também no ano que vem. “Eu sou católica, fui criada dentro do catolicismo e eu acho que é sempre importante ungir principalmente o veículo que a gente usa todo dia para trabalhar, então eu participo por isso”, afirma.

O técnico de ar-condicionado Richard da Silva Santos, de 21 anos, comenta sobre não ter acontecido a procissão em 2017. “Eu participo todo ano e venho abençoar o meu carro. Ano passado foi proibido e fez falta”, ressalta.

Já o motoboy Odair Lacerda Filho, 30 anos, participou pela primeira vez. “Eu resolvi participar para abençoar a minha moto e minha caminhada no dia a dia porque eu sou motoboy e é muito importante. Achei muito legal. Pretendo participar ano que vem de novo”, diz. (Beatriz Pires)

Um comentário em “Resgatando a tradição, procissão motorizada de São Cristóvão reúne milhares de pessoas

  • 02/08/2018 em 13:39
    Permalink

    A minha opinião a respeito é o significado da palavra PROCISSÃO ;

    1.Marcha religiosa em que os padres, outros sacerdotes e fieis desfilam segurando imagens santificadas, entoam cantos e/ou fazem orações em cortejo.

    2.Reunião de pessoas que se juntam para caminhar, geralmente, umas atrás das outras.

    E infelizmente não foi conforme o significado acima …. muito barulho, motoristas bebendo em plena procissão e muita falta de educação com a população e o Santo São Cristóvão . Nestes casos não sou adpto a procissão motorizada e sim os motoristas fazerem a procissão a pé com seus documentos a mão para sem benzidos como acontecem em outas cidades do Brasil, isso sim é respeito !!!

Os comentários estão desativados.