Salto avisa: quer sediar os Jogos Regionais, mas sem prejudicar o orçamento

Após reunião na Capital, cidade aguarda visita técnica para avaliar praças esportivas

salto regionais

Depois do encontro realizado na última segunda-feira (1º), com representante do Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Salto agora aguarda uma visita de técnicos da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado para uma avaliação aos espaços esportivos municipais.

Com o objetivo de conversar e entender as exigências impostas pela Secretaria Estadual para a realização dos 60º Jogos Regionais, membros da Administração local estiveram na manhã da segunda-feira na sede da Secretaria, em São Paulo.

Acompanhada do secretário municipal de Esportes e Lazer, Lino Fachini Júnior e do chefe de gabinete, Ronaldo Luiz D’Isep, a vice-prefeita de Salto, Jussara Vilaça, foi recebida pelo Diretor da Divisão de Esporte do Estado, Sidnei Teixeira de Castro.

Depois de revelar que a cidade se sente honrada pela escolha, a vice-prefeita ressaltou ao diretor o fato de a cidade, após abril do ano passado, data onde apresentou ofício se pré-candidatando a receber a competição, nunca ter sido comunicada pelo Estado sobre essa possibilidade ser considerada e as necessidades para isso acontecer.

Com documentos que comprovam as informações, Jussara destacou que o tempo reduzido com que o Estado divulgou a oficialização de Salto como sede do evento é, junto com o contingenciamento orçamentário que a cidade passa, um dos principais fatores que dificultam a aceitação da nomeação. “Se nós tivéssemos sido nomeados em abril ou maio do ano passado, data em que encaminhamos o ofício nos pré-candidatando a receber os Regionais, certamente a decisão seria mais fácil. Como isso não aconteceu, temos algumas dificuldades, como a financeira, já que o orçamento deste ano foi programado em 2015”.

Questão financeira
A vice-prefeita afirmou que Salto tem interesse em sediar os Jogos Regionais, desde que essa decisão não prejudique o orçamento de 2016, que já está feito, e não atrapalhe os serviços essências para o cidadão saltense, como saúde, educação, segurança, saneamento básico, dentre outros.

Mesmo assim Jussara solicitou ao Diretor que um representante da Secretaria realize uma visita à Salto para uma avaliação dos espaços esportivos que a cidade possui.

Sobre a divulgação tardia no Diário Oficial do Estado, Castro revelou que essa ação precisou ocorrer devido a necessidade da publicação de todo o calendário de 2016.

Questionado sobre a possibilidade de um auxílio financeiro por parte do Governo Estadual para a realização dos Jogos, o Diretor explicou que nada além dos R$ 400 mil que já são garantidos no ato da assinatura do convênio deve ser repassado pelo Estado.

Com isso, além da contrapartida de 20% deste valor (R$ 80 mil) e todos os custos de manutenção das praças esportivas, Salto também terá que garantir, aproximadamente, 160 salas de aulas que servirão de alojamento para os atletas de árbitros, o transporte e a alimentação de 300 integrantes da arbitragem, a criação de um comitê municipal dos Jogos e um espaço de trabalho para o Comitê dos Jogos e o credenciamento (nos jogos, a alimentação dos atletas e delegações é de responsabilidade de cada cidade).

O Diretor revelou que já existe um acerto com a Secretaria Estadual da Educação para que todas as escolas do Estado instaladas em Salto sejam utilizadas para alojar os atletas. Porém, além disso, existe a necessidade de que os prédios das escolas municipais de Salto fiquem disponíveis para os Jogos.

E este pode ser mais um problema. De acordo com o calendário municipal, as férias de julho retornam exatamente no dia 20 de julho, primeiro dia de competição dos Regionais que vai até o dia 30.

Legado
Ao falar sobre o legado que os Regionais trazem para a cidade sede, principalmente ao comércio e setor de hotelaria, o Diretor relatou que para este ano já existe uma conversa com as secretariais estaduais de Turismo e Cultura para que ambas realizem trabalhos na cidade escolhida com divulgação do município e a realização de atrações culturais durante as disputas.

Os representantes da Prefeitura de Salto aguardam o contato de Castro para o agendamento de uma visita aos espaços esportivos locais.