São Silvestre já não tem o mesmo glamour para ituanos

A famosa Corrida Internacional de São Silvestre vai acontecer amanhã (31), em sua 93ª edição. O evento é, sem dúvidas, um dos mais tradicionais e concorridos do mundo, mas já não desperta mais a atenção dos esportistas, em Itu.

Antigamente, a partir do final de novembro se via inúmeras pessoas treinando, correndo em acostamentos de estradas e principalmente por boa tarde da extensão da Estrada Parque, que liga Itu a Cabreúva.

Hoje já é bastante difícil se ver corredores treinando desta forma. É claro que haverá ituanos na grande festa popular que encerra o ano na capital paulista, mas não de forma numerosa ou organizada. Dificilmente haverá grupos organizados de ituanos na Avenida Paulista.

Gilberto Rodrigues de Oliveira, o Giba, informou que não tem conhecimento de algum grupo organizado que sairá de Itu para participar da competição. Já Vicente Elias Schanoski, decano da imprensa esportiva, lembra que “antigamente tínhamos mais ituanos treinando e participando. Agora, já não é mais assim”, lamenta. Para Giba, “é muito bonito a corrida, aquela multidão, mas o que vale mesmo é o grupo de elite e, que eu saiba, não teremos nenhum ituano lá. O resto é só festa”.

A falta de segurança e comodidade de estacionamento, por exemplo, são motivos que acabam afastando as pessoas da participação na competição. Mesmo assim, há pessoas treinando e que deverão participar da grande – e bonita, por que não? – festa, engrossando o cordão de milhares de anônimos, em busca de alguns segundos de glória, procurando aparecer, mesmo que de passagem, diante das câmeras de TV. (Moura Nápoli)