Secretaria da Fazenda desmente boato sobre fraudes no IPVA

Órgão rebateu acusações espalhadas nas redes sociais sobre o envio de boletos falsos para o pagamento do imposto

ipva

Muitos contribuintes têm reclamado do recebimento de cobranças indevidas ou com dados errados referentes ao IPVA 2016 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Nesta semana, a Secretaria da Fazenda de São Paulo, pasta responsável pela cobrança do imposto no Estado, divulgou um comunicado alertando a população sobre os boatos repercutidos nas redes sociais e negando qualquer tipo de irregularidade na cobrança do imposto.

A Secretaria da Fazenda informou que, para apurar a veracidade de material postado nas redes sociais, uma equipe especializada fez contato com um contribuinte que gravou e distribuiu o vídeo no qual alegava ter recebido cobranças “falsas” de IPVA 2016 em um envelope. “O Fisco analisou os documentos e constatou que se trata de Avisos de Vencimento verdadeiros.  Esclareceu também o equívoco do proprietário a respeito do código de barras de endereçamento, normal na postagem via correio. Vários internautas cometeram o mesmo erro de interpretação em suas postagens na internet”, esclarece o órgão.

A Fazenda ainda explica que, ao contrário do que as mensagens possam induzir, as imagens difundidas nas redes sociais apresentam os informativos reais enviados todos os anos aos contribuintes a partir de dezembro. “Nos casos de proprietários que possuem mais de um veículo registrado em seu nome – com CPF e endereço iguais -, os Avisos de Vencimento são encaminhados juntos, dentro de envelope. Esse é um procedimento normal que simplifica e agiliza a postagem e recebimento dos documentos”, ressalta.

A Secretaria também reitera que envia aos proprietários apenas Avisos de Vencimento que trazem informações sobre o valor do imposto, seguro obrigatório, taxa de licenciamento e eventuais multas do veículo e indicação da existência ou não débitos de exercícios anteriores. “A forma de pagamento do IPVA permanece inalterada, como nos anos anteriores. O imposto deve ser pago na rede bancária credenciada utilizando apenas o número do Renavam do veículo”, finaliza.