Secretaria de Cultura realiza programação especial para o “Mês da Mulher” em Itu

Músico e pianista João Luiz se apresenta duas vezes nesta semana (Foto: Divulgação)

No dia 08 de março é comemorado o dia internacional da mulher, que é uma homenagem às lutas e conquistas das mulheres durante a história do século XIX. A ideia de uma comemoração anual surgiu depois que o Dia das Mulheres foi organizado em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York, através de uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.

Mas somente na década de 1970, mais precisamente no ano de 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher, e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, com a finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Para comemorar esse mês tão especial, a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Itu preparou uma série de atrações gratuitas, que foram contempladas pela Lei Paulo Gustavo no município. Nesta quarta-feira (06), às 9h, acontece a apresentação musical “O Fino da Bossa”, com João Luiz, no CRAS PROMAI (Av. Dr. Ulisses de Moraes, 497, São Judas Tadeu). 

O público poderá descobrir os segredos por trás dos clássicos que encantaram o mundo no espetáculo “O Fino da Bossa”, numa jornada única pela história da Bossa Nova e seus compositores. Nesta apresentação, de Tom Jobim a Vinicius de Moraes, homenageará as mulheres com sua interpretação única, doce e delicada, melodias que definiram uma era e emocionaram corações por gerações.

Já na sexta-feira (08), às 13h, no Cila (Rua Floriano Peixoto, 1.492, Centro), acontece a Oficina “Liberte Sua Voz: Escrita De Si Para Mulheres”, do projeto “Cacilda Caiçara, de Itu para o Mundo!”. Por meio de exercícios motivadores, a oficina criará um ambiente colaborativo para o desenvolvimento da escrita criativa a partir de reflexões sobre si mesma. 

O objetivo é partilhar experiências e estimular mulheres a escreverem suas próprias histórias. Com as ministrantes Celina Lerner e Regina Pereira, que são roteiristas do projeto. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3TmjFvP e a classificação indicativa é para maiores de 18 anos.

No mesmo dia e local, mas às 17h30, acontece o bate-papo “Vozes Femininas: Conversa Franca Sobre Relacionamento”, onde as roteiristas Regina Pereira e Celina Lerner recebem uma convidada para um bate-papo sobre a condição feminina nos relacionamentos amorosos: Christiane Loschiavo Nery, do projeto Não Posso Me Calar, uma ONG que acolhe mulheres vítimas de violência.

Mais atrações

O músico João Luiz volta a se apresentar no sábado (09), às 20h, desta vez no Mercado Municipal, trazendo mais um pouco do “fino da bossa”. No dia seguinte (10), às 11h, a Banda União dos Artistas se apresenta na Praça da Matriz, com um repertório com composições conhecidas em homenagem às mulheres. No mesmo dia, acontece a Feira EcoArt, com programação especial dedicada ao Dia da Mulher.