Secretaria de Meio Ambiente de Itu faz levantamento de espécies arbóreas

Árvores de diversos bairros da cidade estão passando por catalogação com apoio de estudantes (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Itu está realizando a catalogação das árvores existentes em alguns bairros do município como São Luiz, Jardim Paraíso I e Bairro Brasil. Anteriormente, Jardim Aeroporto, Alberto Gomes, São Jorge e São Judas, entre outros bairros, também já foram visitados.

A ação conta com a participação de estagiários do curso de engenharia florestal da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) – campus Sorocaba, que estão anotando a localização, espécie, área em que está plantada (calçada, rotatória, área verde, etc.), tamanho e sua condição fitossanitária.

De acordo com os estudantes Maria Bruna da Silva, Anna Flávia Ravanelli de Oliveira, Rayssa Zamith e Mateus Metrovine Prudêncio, eles entendem a importância das árvores para o meio ambiente, mas andando pelos bairros puderam ver de perto a importância de unir esse benefício ao bem-estar do cidadão no seu dia a dia e, assim, pensar na árvore certa para cada local e fazer com que a população compreenda essa importância.

“Vimos que muitas árvores foram plantadas pelos próprios moradores e eles se orgulham disso. No entanto, a falta de conhecimento sobre o porte, o ciclo e até mesmo sobre a época de floração pode gerar futuros problemas, os quais observamos durante nossa vivência em campo. Para isso a educação ambiental é uma ferramenta poderosa, pois assim os moradores entenderão que as árvores são essenciais para a qualidade de vida na zona urbana”, comentou Anna Flávia Ravanelli de Oliveira.

Durante o trabalho também estão sendo levantados dados para cumprir a próxima etapa da ação que consiste no mapeamento de espaços de calçadas adequados para receber árvores, aumentando assim a arborização da cidade. Em um segundo momento, os munícipes serão convidados para plantar uma árvore em suas calçadas, contribuindo para o meio ambiente.

“Além dos benefícios estéticos, as árvores melhoram o microclima, ajudam a reduzir a poluição sonora, contribuem para a qualidade do ar, atraem pássaros, aumentam a diversidade biológica, dentre muitas outras vantagens. Também poderemos, futuramente, avaliar uma melhora nas funções ecossistêmicas dos espaços verdes e para a vida da população, pois existem estudos que comprovam que pessoas que vivem perto de áreas verdes tem uma qualidade de vida melhor”, concluiu a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Veronica Sabatino.

Para quem estiver interessando em plantar mudas de árvores, basta entrar no site da Prefeitura de Itu, pelo link itu.sp.gov.br/inscricoes/click-verde/, e fazer o cadastro. Cada munícipe tem o direito de receber três mudas compatíveis com o local onde serão plantadas.