Secretário de Planejamento conhece projeto de “Cidade Inteligente” na França

Foto: Divulgação/E-Metropolitain

O secretário municipal de Planejamento, Plínio Bernardi Junior, conheceu durante viagem à Europa no mês de março o projeto de “Cidade Inteligente” de Montpellier, localizada no Sul da França. Na oportunidade, o chefe da pasta visitou o parque tecnológico local e participou de reuniões.

Chantal Marion, vice-presidente da região metropolitana de Montpellier, foi quem recebeu Plínio, que conheceu como a cidade francesa, através dos conceitos das “Smart Cities” – termo em inglês para designar as cidades inteligentes –, conseguiu contornar problemas como enchentes e distribuição de água e ar quente (já que o município chega a registrar temperaturas abaixo de 0º C).

Ao JP, o secretário relata que viu muitas ideias que podem vir a ser implantadas no projeto de “Cidade Inteligente” proposto pela Prefeitura de Itu. Um deles é o de estacionamento inteligente, que, através de sensores, informa aos motoristas as vagas disponíveis em determinada via, por exemplo. Além disso, Plínio deu sugestões ao projeto francês.

“Este encontro deve resultar em uma colaboração mais estreita entre Montpellier e Itu em torno do projeto de ‘Cidade Inteligente’”, disse Marion ao site E-Metropolitain. Plínio concorda e informa que os laços entre as duas cidades devem realmente se estreitar, até pensando em uma possibilidade das duas se tornarem cidades-irmãs.

O secretário municipal frisa que a viagem foi paga com seu próprio dinheiro, não gerando custos aos cofres públicos.