Secretário estadual garante mudança de base da PM para novo local
A deputada estadual Rita Passos (PSD) esteve no último dia 17 de outubro com o secretário de Segurança Publica do Estado de São Paulo, Dr. Magino Alves Barbosa Filho, para solicitar agilidade na mudança de endereço da base da Polícia Militar do bairro Cidade Nova, para uma das casas que fica dentro do Hospital “Dr. Francisco Ribeiro Arantes”, no Pirapitingui.
Segundo a deputada, a base da PM funciona hoje em um imóvel em “péssimas condições”, alertando ainda que houve o risco do fechamento da base. A deputada ainda afirma que trabalhou junto ao Governo do Estado para que mantivesse a base militar na região do Pirapitingui.
No encontro, Dr. Magino garantiu à parlamentar que brevemente a base da PM será instalada no novo local, que faz divisa com a Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-079). Em nota, a Secretaria de Segurança Pública confirmou o encontro entre o secretário e a deputada, mas informou também “que as tratativas a respeito da nova sede da 5ª CIA do 50º BPM/I em Itu estão em andamento desde o ano passado. A nota ainda que a mudança não tem data prevista para ser realizada.
Recentemente na tribuna da Câmara, o comandante da 5ª Cia Capitão PM Rogério falou sobre as condições atuais do prédio. “Hoje a gente ocupa um prédio próprio da Prefeitura, que é um tanto insalubre. Ele não tem as condições necessárias para que a Polícia Militar tenha sua sede de companhia e consiga desenvolver o seu trabalho a contento. Mas, graças a Deus, nós recebemos a informação de que já está praticamente acertada a nossa mudança”, disse.
Mais companhias
Na mesma oportunidade, o vereador Dito Roque (Podemos) falou que o Governo do Estado prometeu a construção de uma nova sede, não a mudança de prédio. “Foi conseguido que se instalasse uma nova sede. Existe um espaço para que a Polícia Militar construísse a sua sede. E o Governo do Estado havia prometido que essa sede sairia. E eu vejo que o Governo do Estado está abandonando as necessidades prioritárias”.
O edil ainda falou sobre a instalação de mais companhias na cidade, dizendo que a área de atuação da 5ª Cia (que compreende desde a região do Pirapitingui até bairros como Jardim Aeroporto e Pedregulho) é muito extensa. Na mesma nota, porém, a SSP descartou a criação de mais uma companhia. “É importante esclarecer que a Companhia existente na cidade atende a população e extensão territorial da região, não necessitando da criação de uma nova unidade”.