Sem fiscalização, área verde preocupa moradores do Pq. América e Aeroporto
Segundo reclamações recebidas pelo JP, local é utilizado como depósito de lixo e ponto de consumo de drogas
Situada entre o Parque América e o Jardim Aeroporto, uma área verde se tornou motivo de preocupação para moradores dos respectivos bairros. Reclamações recebidas pelo “Periscópio” indicam que, apesar de ser formado por mata nativa, o local tem se tornado depósito irregular de lixo e ponto de consumo de drogas.
De acordo com a operadora de máquinas A.O., a área verde não possui nenhuma proteção, de modo que qualquer pessoa pode ingressar nela. O acesso, somente para pedestres, é feito pelas ruas Paulinho Alves Ribeiro (Parque América) e Mário de Siqueira Leite (Jardim Aeroporto). “Hoje, parece um grande terreno abandonado. É uma pena, pois daria para fazer um bom centro de lazer com segurança para a população”, destaca.
Moradora do Parque América, A.O. ressalta que dentro dessa área há uma trilha, muito utilizada por moradores do Jardim Aeroporto, principalmente mulheres. “São mães de crianças que estudam na EMEF Professor Cid Rocha. Elas utilizam essa trilha para cortar caminho na hora de buscar os filhos na escola”, explica. “Como têm medo de passar sozinhas por lá, andam sempre em grupos, mesmo durante o dia”.
Residente do Parque América, a operadora de máquinas enfatiza que, apesar de nunca terem protocolado reclamações junto ao Poder Público, diversas solicitações já foram apresentadas informalmente às autoridades municipais. “Se olhassem com outros olhos, certamente o local não estaria do jeito que está”, observa.
Limpeza
Questionada pelo “Periscópio”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais, afirma que concluiu nesta semana a limpeza de áreas públicas no bairro São Luiz e iniciou, na última terça-feira (13), o mesmo serviço na região entre o Jardim Aeroporto e o Parque América. “O terreno em questão está sendo limpo. A administração aproveita a oportunidade para pedir a colaboração da população em denunciar despejos de entulhos no local através do número 156”, destaca o Executivo.
Sobre a questão do uso do local para práticas ilícitas, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes informa que a Guarda Civil Municipal realiza frequentes rondas nos arredores, visando coibir quaisquer atos criminosos. “Uma ação especial, contando inclusive com a presença do Canil da GCM, já está programada para acontecer na região. A data, por motivo estratégico, é sigilosa”, pondera.