Semana da Diversidade: projeto é, enfim, aprovado

Bom público esteve presente, contando com membros da Codisei Foto: Divulgação/Câmara

O projeto de lei Nº 49/2019, proposto pelo vereador Macruz e que dispõe sobre a instituição e inclusão da Semana da Diversidade LGBTI+ no calendário de eventos de Itu, foi aprovado por 08 votos a 04 na sessão da última terça-feira (24), que contou com plenário cheio. O PL passou na primeira discussão e a segunda foi protelada por três semanas.

Antes do projeto em si, foram votadas as emendas apresentadas. As de autoria da vereadora Maria do Carmo Piunti desidratavam o projeto, resumindo a proposta apenas na inclusão da Parada do Orgulho LGBTI+ – desconsiderando todas as demais atividades propostas pela Semana.

O autor declarou que considera a Semana até mais importante do que a Parada, e comparou com as atividades desenvolvidas em Indaiatuba na última semana – somente na Parada indaiatubana, foram 15 mil pessoas.

Macruz também destacou o conservadorismo da cidade, apontando que ele é benéfico em alguns pontos, mas em outros não – como é na questão de gênero. “A opção sexual não define o caráter da pessoa”, frisou o parlamentar. “Eu não posso estar votando nessa emenda porque ela inibe o debate, inibe a conscientização”, prosseguiu.

A votação da emenda terminou empatada e o presidente Givanildo Soares desempatou em favor de manter a Semana da Diversidade. “Eu sou vereador da cidade como um todo. De classe social, etnia, não há problema algum. Voto com o vereador Rodrigo Macruz porque eu entendo que tem que haver debate, conscientização para que as pessoas entendam”, disse o chefe do Legislativo, aplaudido por militantes LGBTI+ presentes no plenário da Câmara.

Já a outra emenda, de autoria do vereador Thiago Gonçales, que acabou aprovada por 08 a 04, veta o uso de estabelecimentos educacionais para a realização das atividades da Semana da Diversidade, “salvo os estabelecimentos educacionais de Ensino Superior”.

Junto com a emenda aprovada, o projeto acabou passando com votos contrários de Maria do Carmo, José Galvão, Normino da Rádio e Wilson da Farmácia. Macruz celebrou a vitória e disse que a votação foi um momento histórico para a Câmara de Itu, pois nunca se debateu nenhuma pauta LGBTI+ anteriormente no Legislativo ituano.

Maria do Carmo comentou seu voto contra. “Não sou homofóbica, mas na medida que a minha emenda não foi aprovada eu quero apenas declinar meu voto contrário”, disse ela. Já Normino voltou a dizer que não abre mão de suas convicções. “Eu tenho o direito de discordar de práticas aqui nessa Casa e em qualquer lugar”, disse ele.

Presidente da Codisei (Comissão de Diversidade Sexual de Itu), Felipe Cavalheiro celebrou a aprovação em seu Facebook. “Gostaria de agradecer aos nobres vereadores que votaram favorável ao projeto e aos militantes presentes! É mais uma vitória do coletivo! Agradecimento especial à Prefeitura de Itu que sempre nos apoiou com quase tudo que por nós foi solicitado em nossas ações de conscientização e combate ao preconceito”, disse.