SENAI apresenta programa Jornada de Transformação Digital na cidade de Itu

Reunião contou com a presença de autoridades para a apresentação do programa (Foto: Daniel Nápoli)

Na tarde da última segunda-feira (17), o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Itu recebeu diversas autoridades e imprensa para a apresentação da Jornada de Transformação Digital, programa criado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), pelo CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), SENAI-SP e Sebrae-SP para atender micro, pequenas e médias empresas em oito etapas de consultoria e treinamento rumo à Indústria Inteligente.

A Jornada busca aumentar a competitividade e a produtividade da indústria e atende empresas em diferentes níveis de maturidade digital. O programa de transformação digital que combina soluções de tecnologia e educação. As ações com foco tecnológico são feitas por meio das consultorias, que identificam oportunidades de melhoria e digitalização para potencializar o desenvolvimento das indústrias.

De forma complementar às consultorias, aparece a educação o programa oferece em cursos que servem como capacitações para os colaboradores melhorarem o desempenho em suas funções e acompanharem as inovações propostas pela jornada. A definição das consultorias e cursos é personalizável de acordo com a necessidade de cada empresa e será indicada pelos consultores técnicos do SENAI-SP que realizam o atendimento da indústria, sempre de acordo com o diagnóstico realizado e a etapa em que ela está na jornada.

De acordo com o SENAI, não há custo para entrar na jornada. As consultorias são 100% gratuitas para indústrias com faturamento de até R$ 8 milhões por ano, financiadas com recursos do SENAI-SP e do Sebrae-SP. Lembrando que somente serão subsidiadas as horas técnicas dos consultores; qualquer investimento que se faça necessário na indústria, durante as consultorias, deverá ser arcado pela empresa participante.

Após o empresário realizar a inscrição no site do SENAI, um consultor especializado entrará em contato para atender a indústria e realizar um diagnóstico inicial, momento em que são levantados pontos de melhoria e oportunidades com olhar de transformação digital para a sua indústria.

Após as etapas iniciais – 1 e 2, Diagnóstico e Estratégia, respectivamente –, a participação na jornada objetiva ganhos de pelo menos 20% na produtividade da sua indústria, porém os resultados podem variar de acordo com o nível de maturidade digital de cada indústria.

A partir da execução de consultorias nas etapas 3 (Eficiência Energética) e 4 (Mapeamento), nossos consultores terão conhecimento suficiente sobre as empresas para apoiá-las em busca de fontes de fomento e/ou financiamento.

Ao Periscópio, Cristiane de Donato, gerente regional da CIESP Indaiatuba, fala sobre a importância do programa. “A gente traz para a pequena empresa a possibilidade de melhorar o seu sistema, a metodologia que é da tecnologia. É um projeto muito importante”.

Gerente do SEBRAE de Sorocaba, Alexandre Martins também esteve presente na apresentação e se pronunciou. “É um programa estadual, uma envergadura bastante importante quando a gente fala do desenvolvimento do Estado de São Paulo. Você tem a indústria forte, preparada para poder conquistar novos mercados, para ter competitividade e poder avançar na exportação.”

Helvécio Siqueira de Oliveira, presidente do SENAI Itu, reforçou ao JP o objetivo do programa. “A ideia da Jornada é pensar ‘indústria forte, país forte’. Esse é o grande objetivo, fortalecer a indústria brasileira, paulista, para poder desenvolver esse trabalho, utilizando recursos do SEBRAE, estrutura do CIESP e todo o conhecimento tecnológico do SENAI. Fortalecer a pequena empresa brasileira e poder avançar, ter ganhos de oportunidade”.

Também presente no encontro, Gustavo Pina Lima, supervisor de tecnologia no Instituto Senai de Tecnologia, explana. “Eu vejo a Jornada com uma importância muito grande para o micro e pequeno empresário, representam 92% do número de empresas ativas no estado de São Paulo. É um grupo muito relevante e muitas veze tem dificuldades em termos de desafios, de como aumentar produtividade com os mesmos recursos e espaço”, declara.

“Então, a Jornada vem trazendo ajudar o empresário a organizar suas estratégias para conseguir colher os benefícios. Aqui na região a gente está com uma média de 42% de aumento de produtividade”, acrescenta.

Participaram ainda do encontro o vice-prefeito de Itu e presidente do SECOM (Sindicato dos Comerciários de Itu e Região), Luciano Ribeiro (PL); o secretário municipal de Emprego e Renda, Olavo Volpato; o coordenador da sala do Empreendedor e do SEBRAE de Itu, João Pedro Januário; o assistente de apoio técnico do SENAI de Itu, Anderson Pedroso e as analistas de negócios do SEBRAE de Sorocaba, Alessandra Vama Vieira e Beatriz Martini Hospodarsky.

O SENAI Itu conta ainda com cursos gratuitos na área da tecnologia da informação. Mais informações a respeito dos cursos e também do programa podem ser obtidas através do site https://itu.sp.senai.br/ ou telefone (11) 2396-1929.