Sessão curta tem poucas discussões e aprovação de quatro projetos de lei

A sessão desta segunda-feira (16) na Câmara de Vereadores de Itu foi marcada pela rapidez e pela quase ausência de discussões de projetos. Encerrada antes das 21h, nela foram aprovadas quatro proposituras – uma em segunda discussão e as outras três, em primeira. Também foi adiado um projeto através de solicitação verbal do autor.

O referido projeto, de autoria do vereador e presidente José Galvão (DEM), visa proibir o uso de narguilé em alguns locais, bem como a proibição de venda para menores. Porém, segundo o autor, foi adiado para a próxima sessão para que sejam feitos melhores estudos e também emendas.

Já o projeto aprovado em segunda discussão foi o de autoria de Macruz (PTB), que cria o diploma “Recicla 10” a ser concedido para empresas que se destaquem no quesito reciclagem. Em primeira discussão, foram aprovados os projetos de Henrique de Paula (PV) que declara de utilidade pública o Instituto Hoursoul e o de Mané da Saúde (PRB), que também dá o mesmo reconhecimento à Associação Esportiva de Apoio aos Atletas e Paratletas (AESA-Itu).

Por último, passou um projeto de autoria de Givanildo Soares (PROS) que institui no calendário oficial de eventos da cidade o Dia da Inauguração da Árvore de Natal do Plaza Shopping. A medida, segundo ele, foi tomada para assegurar a soltura de fogos durante a cerimônia, já que uma lei de autoria de Sérgio Castanheira impede fogos acima de 65 decibéis, porém autoriza quando realizada em eventos inclusos na programação da cidade. Todas as proposituras foram aprovadas por unanimidade.

 

Palavra Livre

Na Palavra Livre, sete vereadores fizeram uso. Destaque para o discurso de Dito Roque (Podemos) contra a inclusão da “ideologia de gênero” da Base Nacional Comum Curricular. O edil, inclusive, entregou à imprensa um modelo de notificação extrajudicial a ser entregue por pais e responsáveis para a direção das escolas caso estes não queiram que tal ensino seja aplicado aos seus filhos.

Ainda na Palavra Livre, diversos vereadores desejaram sucesso ao colega Giva, que hoje (18) inaugura seu estabelecimento na Avenida Galileu Bicudo. Alguns, como Luciano do Secom (PTB), destacaram que o bar irá gerar emprego na cidade, além de ser uma nova opção de entretenimento.