Sinal Verde: Um (nada) novo escândalo

Por Daniel Nápoli

O lançamento de uma série documental sobre a vida de Bernie Ecclestone escancarou mais um capítulo triste dos bastidores da Fórmula 1. Lucky! (ou “Sortudo!”, em tradução literal) retrata a trajetória de Ecclestone ao longo de décadas na Fórmula 1 – da breve participação como piloto em 1958, passando pelo posto de proprietários de Brabham entre 1972 e 1987, chegando à posição de diretor-executivo das entidades que controlaram a categoria (como FOCA e FOM) entre 1978 e 2017. A série é dirigida por Manish Pandey, roteirista do documentário Senna (2010).

Uma das passagens mais polêmicas da obra diz respeito à decisão do título da temporada 1981. Na ocasião, o brasileiro Nelson Piquet (Brabham) levou a melhor sobre o argentino Carlos Reutemann (Williams) e foi campeão por apenas um ponto de diferença (50 a 49).

Reutemann chegou à última etapa da temporada, o GP de Caesars Palace, com vantagem de um ponto (49 a 48) sobre Piquet. A decisão daquele ano ocorreria no traçado em sentido horário. Além do desenho tortuoso da pista, os pilotos tinham outro obstáculo: as condições climáticas desérticas de Las Vegas. “Depois do primeiro dia de treinos, era óbvio que os pilotos teriam problemas com as dores no pescoço”, afirmou Ecclestone na série.

Foi então que uma personagem fundamental apareceu: a massagista que atendia Reutemann. Nas entrevistas, Ecclestone deixa claro que a profissional foi subornada para que o argentino não estivesse em plenas condições para a corrida. “Carlos estava falando com a massagista nos boxes. Fui me encontrar com essa pessoa e, depois de uma discussão financeira, decidiram favorecer Nelson”, conta o dirigente.

À rádio Cadena 3 de Santa Fé, Cora Reutemann, filha de Carlos Reutemann (falecido em 2021, aos 82 anos) diz que a missão é conseguir com que Bernie Ecclestone reconheça o título que o pai não viu em vida. O reconhecimento do título será pouco provável, porém fica mais uma mancha na história da Fórmula 1 e nas trajetórias mais do que polêmicas de Bernie Ecclestone e Nelson Piquet.

Lançada no Reino Unido pela plataforma Discovery+, a série está no catálogo dos serviços ESPN/Star na América Latina – no Brasil, o Star+ disponibiliza os oito episódios.