Sindicato promove curso de Logística em Supermercado

Por Moura Nápoli

Luciano Ribeiro esteve em reunião com representantes de supermercados de Itu Foto: Reprodução

O Secom – Sindicato dos Comerciários de Itu e Região está promovendo um curso de Logística em Supermercado, visando colaborar com a geração de empregos na cidade. O treinamento será gratuito e todo participante estará recebendo um certificado de conclusão.

O gestor em logística Jorge Piassentini estará ministrando o curso, cujas aulas acontecerão no auditório do sindicato em Itu, localizado a Rua 21 de Abril, 213, centro. As vagas são limitadas e as aulas terão início a partir do dia 27 deste mês de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/curso-secom.

A reportagem manteve contato com Luciano Ribeiro, presidente do Secom, que confirmou a dificuldade que as empresas encontram, uma vez que “o empresário quer contratar pessoas com experiência, não querendo treinar o funcionário. Então, nós fizemos uma reunião e a ideia foi bem aceita”.

As empresas gostaram de ver o sindicato dos trabalhadores preparando os funcionários – um facilitador – pois assim eles vão para a entrevista já com qualificação para a função. “A ideia é abrir um caminho novo para a qualificação da mão de obra, fazendo com que a empresa não tenha o sindicato como um ‘inimigo’, mas, sim, um facilitador”, argumentou Luciano.

Recentemente, Itu teve a inauguração de dois supermercados, um empregando aproximadamente 70 funcionários e outro com 70. Agora já vem vindo outro, empregando quase 300 funcionários. “Então é uma categoria que vai ter mais postos de trabalho e a gente busca ter mão de obra qualificada. É o sindicato se reinventando na questão de ter o empregador como um parceiro de qualificação de mão de obra, de ter a Prefeitura criando postos de trabalho e o sindicato estando de portas abertas, nós temos certeza que a cidade vai ganhar com isso”, enfatizou.

Inicialmente haverá um curso piloto de 24/25 horas aproximadamente com até duas turmas e depois, a partir de janeiro, o Secom deverá incluir na grade de cursos de qualificação e ainda diversificar, abrindo o leque para outros profissionais da área, como padeiro, açougueiro, letrista e outros.