SBP homenageia médico que atua nas cidades de Salto e Itu



O cirurgião Miguel Pedroso foi reconhecido por sua dedicação ao ensino da técnica de vídeo-cirurgia colorretal

Disseminar técnicas minimamente invasivas e contribuir para o aprimoramento dos coloproctologistas do nosso país. Essa é a missão do médico cirurgião Miguel Pedroso. Seu trabalho de mais de 12 anos à frente do Instituto Lubeck, instituição de ensino e pesquisa de cirurgias laparoscópicas, foi reconhecido no 65º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, realizado entre os dias 9 e 11 de outubro no WTC (World Trade Center), em São Paulo (SP).

Miguel Pedroso destacou a homenagem como uma grata surpresa que fortalece seu propósito como médico cirurgião. “Eu e toda a equipe do Instituto Lubeck ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho, que tem como proposta democratizar e baratear o ensino da cirurgia laparoscópica”, disse.

Além da apresentação de trabalhos científicos de renomados profissionais internacionais e nacionais, o 65º Congresso Brasileiro de Coloproctologia contou também com Cursos Pré-Congresso. Entre eles, o curso de Cirurgia Minimamente Invasiva, no qual Pedroso palestrou sobre o tema “Como abordar o cólon transverso e ângulo esplênico”.

Formado em medicina pela UNESP de Botucatu, Miguel Pedroso fez especializações em cirurgia geral no Hospital do Servidor Público Estadual e em cirurgia minimamente invasiva na Bélgica.

 

Instituto Lubeck

Fundado em 2004 por Miguel Pedroso e Mauro Pinho, o Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa, localizado na cidade de Itu, oferece aos cirurgiões do Brasil e da América Latina um programa de treinamento cirúrgico voltado para câncer no intestino e diverticulite, realizado por meio de equipamentos de videolaparoscopia. Essa técnica reduz em 50% as chances de complicações se comparada à cirurgia de campo aberto.

Com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, serviço social e administrativo, o Instituto Lubeck atua nos principais hospitais de São Paulo, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Rede D’Or – São Luiz e no Hospital São Camilo, em Itu, e Hospital Unimed de Salto.