Sorvete, sorvetinho, sorvetão!

Os sorvetes são deliciosos e ainda refrescam nas épocas quentes. Quem é que não gosta, não é mesmo?!

Gabriela Prado

Épocas quentes pedem por uma sobremesa refrescante e saborosa, e nada mais gostoso, prático e ideal do que o sorvete! Picolé, casquinha, cascão, sundae, no copo ou em pote, os sorvetes são amados por todo mundo. Tem pra todos os gostos!

O sorvete – ou gelado – é uma sobremesa feita à base de laticínios – nata ou leite –, com o acréscimo de ingredientes, doces ou salgados, e frutas. A maioria dos sorvetes é feita com açúcar, mas atualmente há variedades no mercado – com adoçante, xylitol (açúcar natural) ou até mesmo sem nenhum adoçante.

Não se sabe, ao certo, quando o sorvete foi criado, mas há indícios de que ele tenha sido uma criação dos persas, quando o imperador romano Nero Cláudio César Augusto solicitou gelo e neve das montanhas para misturá-los com frutas (entre 37 e 68 a.C.). No Brasil, a produção do picolé – tradicional e mais conhecido sorvete – teria se iniciado no final do século XIX, em Minas Gerais. Além desta, há outra suposta teoria: os sorvetes começaram a ser feitos no país em 1934, na cidade do Rio de Janeiro.

 

As formas do sorvete

Quem considera o sorvete a melhor sobremesa/lanche/refeição do mundo sabe que este possui diversas formas. Uma das mais conhecida, o picolé, é refrescante e tradicional. Toda infância teve o sorvete de frutas ou à base de leite em palito. Hoje em dia são muito comuns novas invenções do picolé – suas “atualizações”, por assim dizer –, desde feitos em casa com forminhas de gelo até feitos com pedaços generosos de frutas, sendo apelidados de sorvetes gourmet.

Há também os sorvetes de massa, que podem ser comidos em tigelas, em casquinha, cascão, em taças ou em combinações clássicas, como é o caso do Banana split – de duas a três bolas de sorvete com banana, calda, pistache e castanhas ou outros ingredientes finalizadores. Para quem é vegano ou intolerante à lactose, muitos comércios estão investindo em sorvetes variados, feitos apenas com frutas e água.

Há também os picolés mais sofisticados, com aquela cobertura de chocolate em volta da massa, e com decorativos comestíveis e que chamam a atenção pelo diferencial. Outra “novidade”, em formato de picolé, é a paleta mexicana, que consiste em ser um picolé maior que o normal, geralmente recheado.

 

Sabores e adicionais

Quando pensamos em sorvete, alguns sabores vêm mais rápido à memória. Sabores marcantes como creme, brigadeiro, limão e blue ice – sorvete feito à base de leite, com coloração azul e gosto semelhante a tutti frutti – são adorados até hoje. Até sorvete de iogurte tem!

Os sabores mais adorados e comuns, entre picolés e sorvetes de massa, são: creme, flocos, brigadeiro, abacaxi, coco, morango, uva, melancia, groselha, chocolate, chocolate branco, manga, pistache, maracujá, goiaba, bombom – com amendoim e calda de caramelo – e limão. Sabores mais ousados, como canela, pimenta e goiabada, também estão na “boca do povo”.

Já os sabores mais conhecidos das paletas mexicanas são: açaí com recheio de leite condensado, morando com recheio de leite condensado, leite ninho com recheio de Nutella – chocolate com toque de avelã – e brigadeiro com recheio de chocolate meio amargo.

Como citado, os sorvetes veganos também vieram para oferecer maiores opções de sabores. Acerola, romã, melão e lichia são alguns dos sabores novos no mercado que conquistaram o paladar dos fãs de frutas.

 

Sorvetes caseiros

No verão, o que não falta é vontade de se refrescar! Variações de sorvetes caseiros – como geladinhos, sacolé ou gelinho, dependendo da região – são estimadas por serem fáceis de fazer e ainda serem muito saborosas!

Confira uma receita prática e deliciosa para fazer nos dias mais quentes! Para seu sorvete caseiro de baunilha, você precisará de:

  • 1/2 xícara (de 120 ml) de leite gelado;
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1/8 colher (chá) de sal;
  • 475 ml de creme de leite sem soro ou fresco.

Para dar vida a seu sorvete, misture o leite, a baunilha, o leite condensado e o sal, e reserve. Bata o creme de leite até formar picos firmes. Misture o creme de leite ao leite condensado. Despeje o sorvete num refratário baixo com capacidade para 2 litros. Congele por 2 horas, mexa o sorvete com uma colher e congele por mais 2 horas. Sirva a seguir ou guarde-o em um recipiente fechado no congelador. E é só aproveitar!