Tomorrowland Brasil confirma edição 2023 em Itu

Em sua estreia no ano de 2015, Tomorrowland Brasil atraiu milhares de pessoas (Foto: André Roedel/Arquivo)

A organização do Tomorrowland Brasil confirmou, na última quarta-feira (21), a realização de mais uma edição no Brasil em 2023, que novamente será sediada na cidade de Itu, no Parque Maeda. O evento acontecerá de 12 a 14 de outubro de 2023 e não foram divulgadas informações sobre venda de ingressos ou atrações confirmadas. Para acompanhar, acesse www.tomorrowlandbrasil.com e cadastre-se.

O evento volta a ser realizado após um hiato de sete anos. Foram apenas duas edições do Tomorrowland Brasil, em 2015 e 2016. Ambas aconteceram no Maeda, palco acostumado a receber grandes festivais de música eletrônica e que também sediou o primeiro SWU, em 2010.

Porém, o cenário econômico incerto do Brasil impediu a realização de uma nova edição em 2017. Na época, produtora Plus Talent, então responsável pelo evento, disse que “fatores de instabilidade” impediram que a terceira edição ocorresse, mas que trabalhava para o retorno em 2018 – o que não aconteceu. Agora a empresa responsável pela organização do evento é a DC Set, encabeçada por Mário Sérgio Albuquerque.

Até o momento, pouco foi informado sobre a nova edição em 2023, que já era aventada no meio do cenário da música eletrônica. A confirmação veio na manhã desta quarta-feira (21) com posts publicados nas contas oficiais do Tomorrowland original, da Bélgica, e do Tomorrowland Brasil.

O prefeito Guilherme Gazzola (PL) e a Prefeitura de Itu celebraram o retorno do evento a Itu, compartilhando em suas páginas oficiais nas redes sociais. Vale lembrar que, além do entretenimento, um evento desse porte gera renda e empregos diretos e indiretos, já que a cidade deve receber um grande número de turistas.

“Há alguns meses o município de Itu tem participado do processo para a vinda do festival Tomorrowland para nossa cidade. Neste período, estudamos as melhores ações para colaborar com a viabilização do Festival bem como trazer contrapartidas para a nossa cidade”, declarou Gazzola no Facebook.

“Fomos recebidos em Boom pela governadora da Antuérpia Cathy Berx, que nos apresentou o quanto a região se desenvolveu nos últimos anos com o festival bem como os desafios deste movimento. Hoje, ficamos muito entusiasmados em confirmar que o Tomorrowland está de volta à América do Sul em 2023, mais uma vez em Itu”, prosseguiu o prefeito, que esteve no meio do ano na Bélgica.

Ao JP, o prefeito disse que havia conflitos tributários entre o Tomorrowland e a Prefeitura, mas isso foi sanado através de parcelamento. No início do ano houve uma nova aproximação entre a organização do evento e a cidade. Vale destacar que o Tomorrowland Brasil poderia acontecer no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, ou mesmo mudar de país, indo para o México.

Gazzola comentou ainda que as recentes leis aprovadas na Câmara, que reduzem a cobrança de ISS e isentam o setor de eventos de algumas taxas, colaborou com a vinda do festival novamente a Itu. Espera-se algo em torno de R$ 2 milhões em arrecadação apenas de ISS do evento. O prefeito também informou que o contrato com o Tomorrowland em Itu é de cinco anos, com possibilidade de renovação por mais cinco.

Já a direção do Parque Maeda disse que recebe com alegria mais uma edição do Tomorrowland. “Para nós é uma notícia muito boa, pois o festival traz uma visibilidade mundial para o Parque Maeda”, afirma Henrique Maeda, administrador do parque.

Além da Arena Maeda (espaço para eventos do Parque), o Tomorrowland utiliza diversas outras áreas do empreendimento, tais como salões, galpões, banheiros, pousada, entre outras. Por esse motivo, o Parque Maeda permanecerá fechado durante 15 dias próximo da data do evento.

“Em nenhum evento realizado aqui é necessário fechar o parque, sendo o Tomorrowland o único em que essa ação é necessária por conta da dimensão do festival, que utiliza toda nossa estrutura”, diz Henrique. Os dias de fechamento do parque e mais informações serão divulgadas em breve.

A estreia no Brasil, em maio de 2015, teve ingressos esgotados em menos de três horas. A festa teve seis palcos e cerca de 150 atrações. Criado em 2005, o Tomorrowland acontece anualmente na cidade belga de Boom e é considerado um dos maiores eventos de música eletrônica do mundo.

Confira o vídeo oficial de anúncio: