Tomorrowland deve movimentar R$ 700 milhões

Por Felipe Sinhá

A 3ª edição do Tomorrowland Brasil vai girar em torno do “The Reflection of Love”. Festival acontece entre os dias 12 e 14 de outubro (Foto: Divulgação)

Entre os dias 12 e 14 de outubro o maior festival de música eletrônica do mundo será realizado, pela terceira vez, no Parque Maeda, em Itu. O Festival Tomorrowland oferece, além de uma experiência musical inesquecível, uma significativa contribuição econômica para a cidade e região. Segundo a assessoria do festival, há uma movimentação econômica estimada, em razão do evento, em mais de R$ 700 milhões.

A organização do festival vê o Tomorrowland como uma oportunidade turística para Itu ao oferecer oportunidades de emprego a longo prazo e enriquecimento cultural para os moradores locais. Há mais de 400 vagas de emprego disponíveis na região, em razão do evento.

Para Rodrigo Mathias, CEO da DC Set Group, empresa responsável pelo gerenciamento do Tomorrowland no Brasil, o festival gera impactos a médio e longo prazo para o município: “Além de proporcionar um evento magnífico para a cidade, o Tomorrowland extrapola os três dias de festival. A organização oferece oportunidades para os moradores locais se reintegrarem ao mercado de trabalho e se enriquecer culturalmente, tornando um forte catalisador turístico para Itu”, finaliza Mathias.

O evento está oferecendo 436 vagas diretas em diversas categorias, incluindo auxiliar de serviços gerais, atendente de bilheteria, vigilante, auxiliar de triagem, instalador de rede, orientador de trânsito e outras ocupações. Para o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PL), essas vagas beneficiam a cidade, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. “Estamos empolgados com a contratação de mais de 400 trabalhadores da nossa região. Essas ações mostram que estamos preparados para grandes eventos e irão estimular o desenvolvimento econômico e social da cidade”, relata o prefeito.

Ingressos

Os ingressos para o Tomorrowland Brasil 2023 se esgotaram em menos de três horas, estabelecendo um recorde de vendas no país. Os valores dos ingressos disponíveis variavam de R$ 525 até R$ 4.625. Para a organização do evento, a expectativa é que mais de 180 mil espectadores, de 98 nacionalidades, estejam presentes na cidade. Foram vendidos 15 mil ingressos internacionalmente. Além disso, os pacotes de hospedagem em Itu e os comercializados no DreamVille (agência do evento) também foram totalmente vendidos.

Solidariedade

Também foi disponibilizado ingressos sociais, que oferecem descontos de 40%, e destinando R$ 30 da compra para uma instituição escolhida pela organização do Tomorrowland Foundation. A ação solidária faz parte do compromisso do festival com a responsabilidade social.

Apoiando ONGs e entidades sociais, como o Instituto Tecendo Infâncias, o festival lança uma iniciativa de educação com música e artes para jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade de Itu. A iniciativa será financiada com parte das vendas de ingressos sociais do Tomorrowland Brasil 2023.

“O projeto de parceria do Instituto Tecendo Infâncias com a Fundação Tomorrowland vai possibilitar a construção de uma Escola de Música e Artes na cidade. A iniciativa irá apoiar a comunidade local e trará impactos positivos de curto e longo prazo, oferecendo, a cerca de 4000 crianças e adolescentes por ano, conhecimentos socioculturais e desenvolvimento artístico com base na música” afirma Adriane Menna Barreto, diretora-executiva do Instituto.

O Tomorrowland Foundation, criado na Bélgica em 2018, já realizou projetos semelhantes em países como Nepal e Índia, além de unidades móveis em mais de 30 países ao redor do mundo.


Comércio de Itu se prepara para o Tomorrowland 2023

Com a proximidade do festival, estabelecimentos comerciais intensificam os preparativos para atender a demanda de turistas

Por Giulia Marques

Com a chegada do festival Tomorrowland a Itu, que ocorre entre os dias 12 e 14 de outubro, hotéis e restaurantes locais estão se preparando para receber milhares de turistas e fãs de música eletrônica de todo o país.

Luis Fernando Berti é proprietário de restaurantes no Plaza Shopping (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo os organizadores do evento, é esperado um público de 180 mil pessoas, de 98 países. Hotéis da região e o próprio Parque Maeda, que sediará o evento, abrigarão todo esse público.

A Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII) acredita que o comércio relacionado ao turismo vai se beneficiar com Tomorrowland. A ACII afirma que restaurantes, supermercados, farmácias e postos de combustíveis deverão ter dias movimentados.

O hotel Colonial Plaza Itu e o hotel Vila do Conde estão se preparando desde o início do ano. As reservas, para ambos, esgotaram em junho. Segundo representantes dos hotéis, haverá um aumento que varia de 20% a 80% por cento no faturamento dos estabelecimentos durante o período.

Restaurantes de Itu funcionarão com reserva de mesas para aqueles que desejarem almoçar ou jantar na cidade. “O Tomorrowland com certeza é o evento que mais depositamos expectativa de aumento do nosso faturamento. Acreditamos que no final de semana do evento venderemos de 30% a 40% a mais da média da casa em finais de semana. Aumentamos nossa verba em publicidade nas redes sociais e panfletaremos na fila da entrada do evento”, diz Luis Fernando Berti, proprietário dos restaurantes Butiá e Mantovanni, localizados no Plaza Shopping Itu.