Toyota do Brasil inicia programa de visitas à unidade fabril de Sorocaba

Foto: Divulgação

A unidade de Sorocaba da Toyota do Brasil realizou na quarta-feira (25/07) a apresentação do programa de visitas da empresa para a imprensa. O Periscópio participou do evento que contou com a presença do presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang.

O programa será realizado em Sorocaba, Indaiatuba e São Bernardo do Campo e tem como objetivo mostrar não só a parte industrial e do sistema de produção da fábrica, mas também a filosofia e valores da empresa.

Em cada unidade existe um tema. Na planta de Sorocaba, onde são fabricados os modelos Etios e Yaris, é apresentado o conceito “EcoFactory”. Tudo é feito pensando nos aspectos ambientais, desde a plantação de árvores ao redor da fábrica, formando o “cinturão verde”, até o consumo de energia, que é 100% oriunda de fontes renováveis. Por conta desses e outros critérios, a fábrica é a primeira da América Latina a atender padrões elevados de performance, procurando reduzir os danos ambientais.

Durante o tour, a apresentação do sistema de montagem e produção dos carros é alinhada ao conceito EcoFactory com a explanação de dados e resultados da redução do consumo de água, da emissão de gás carbônico e emissão de gases voláteis.

A alta tecnologia também ajuda para que os padrões sejam seguidos. O galpão em que são fabricados os carros é feito de modo que haja a maior otimização do espaço e também de tempo. Outro ponto é o “just in time”, um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora certa e no momento certo, reduzindo o desperdício de materiais.

As inscrições para a visita poderão ser feitas a partir do dia 15 de agosto pelo site www.toyota.com.br/programa-de-visitas. A fábrica de Sorocaba receberá crianças a partir de 6 anos e qualquer pessoa pode reunir um grupo e agendar a visita, como entidades, escolas, entre outros. A unidade da Toyota do Brasil em Sorocaba fica na Avenida Toyota, 9.005, Itavuvu. (Beatriz Pires)