Trecho ituano da Estrada Parque ganhará revitalização

A Estrada Parque é considerada uma das melhores rotas para prática do ciclismo (Foto: João Batista Shimoto/Wikimedia Commons)

Considerada a primeira Estrada Parque pavimentada do Brasil, a Rodovia dos Romeiros, como é conhecida pelos seus usuários, em seu trecho ituano, passará por uma grande revitalização no próximo ano.

A rodovia, que foi inaugurada pelo presidente Washington Luís Pereira, então governador de São Paulo, em 1922, nunca passou por uma reforma dessa magnitude. A centenária rota está inserida na Área de Preservação Ambiental APA-Tietê e segue o antigo caminho dos índios, que posteriormente foi utilizado pelos dos Bandeirantes.

O programa desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente de Itu visa a revitalização de todo patrimônio histórico cultural, a valorização do patrimônio natural e a viabilidade de implantação de infraestrutura para apoio aos visitantes, ciclistas e romeiros. Assim como analisa a implantação de novos atrativos, produtos e serviços turísticos para as áreas potenciais às margens da SP-312, no trecho de Itu.

Os trabalhos de diagnóstico e a análise de viabilidade técnica e econômica para a revitalização estão sendo desenvolvidas pelo Grupo Eco & Eco, empresa brasileira pioneira em desenvolver e implementar estruturas inovadoras em áreas ambientais, com a parceria da SoloUrbe, empresa especializada em arquitetura e urbanismo, juntamente com o corpo técnico da Secretaria Meio Ambiente da prefeitura de Itu.

“É um projeto muito importante para toda a região, com essas obras e a modelagem técnica econômica que estão sendo desenvolvidas, o complexo da Estrada Parque APA Rio Tietê se tornará um ícone regional na utilização sustentável de parques e ficará muito mais atrativa para diversos tipos de público, trazendo, além de todo o conforto para os viajantes, recursos para os municípios”, explica Wilson Miguel, gestor de projetos do Grupo Eco & Eco.

O projeto inicial foi apresentado para a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A apresentação contou com a presença do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, sinalizou positivamente quanto ao projeto, tendo em vista que para sua continuidade haverá necessidade da elaboração de um convênio entre Estado e município.