Trem Republicano é tema de reunião entre autoridades e especialistas

Autoridades e especialistas em frente à antiga estação ferroviária em Itu / Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

Na manhã de quarta-feira (08), na Prefeitura de Salto, foi realizada uma reunião com o representante da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) – Regional Sul de Minas, Bruno Sanches, para tratar da implantação do Trem Republicano.      Participaram os prefeitos de Itu e Salto, cidades contempladas com o projeto, respectivamente, Guilherme Gazzola e Geraldo Garcia (que ocupa o cargo de presidente do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano – Citrem).

Durante o encontro foram abordados diversos assuntos como, por exemplo, detalhes sobre o trecho a ser percorrido pelo Trem Republicano, as condições das instalações das estações ferroviárias e o incremento para o turismo de ambos os municípios devido ao projeto.

Na oportunidade, houve visitas às antigas estações ferroviárias de Itu e Salto, distantes aproximadamente 7 quilômetros. Prometido há quase 10 anos, o Trem Republicano por pouco não foi descartado. A atração turística, que contemplará um trajeto de ferrovia entre os municípios de Itu e Salto, quase teve seu convênio suspenso pelo governo do Estado devido, segundo a Prefeitura, às falhas técnicas no projeto, que era tocado por administrações anteriores. Em fevereiro deste ano, houve a assinatura de um documento garantindo que os impasses que impediam o andamento das obras do Trem Republicano estão solucionados.

A reorganização e readequação da parte ituana do projeto contou com empenho da Secretaria Municipal de Planejamento que, desde o início de 2017, manteve contato com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) visando obter orientações para os ajustes técnicos e prestando os devidos esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos referentes ao Trem Republicano.