Uma história de amor

Todo o ano no mês de setembro se realiza a Semana Padre Bento Dias Pacheco.

Nos meados do ano iniciam-se os preparativos e a programação da semana vai sendo elaborada pela Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos e, paralela se reúne a Comissão Especial de Outorga da Medalha e Diploma Padre Bento, nomeada pelo Legislativo.

Um acontecimento memorável

Neste ano (2016), quando acontece a 47ª Semana Padre Bento, a indicação do homenageado coube ao médico Dr. José Carlos Safi, ultimando-se então as providências para esse acontecimento memorável da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu.

Desta feita, nesta noite memorável, também ficamos emocionados quando, a pedido do Pároco Padre Gabriel Vital, manifestou o desejo de que todas as cerimônias fossem realizadas na Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, onde estão depositados os restos mortais do Apóstolo da Caridade.

Tudo marcado e agendado para o dia 17 de setembro.

Antecedeu a essa outorga uma missa em ação de graças pelos 197 anos do nascimento de Padre Bento.

Salão lotado (pena ter sido realizado no salão menor), muitos convidados em pé, outros tantos foram embora, pois nem em pé havia espaço.

A mesa composta pelo presidente Dr. Olavo Volpato, Vereador Eduardo Ortiz, Padre Gabriel Vital (orador da noite), Ditinha e Getúlio Schanoski (apresentando o homenageado), Dra. Maria Aparecida (esposa do homenageado), Dra. Maria Lúcia Caselli, Maria Claudete Camargo, Inaldo Lepsh e Lico Assugeni transformou uma simples mesa em um belíssimo cenário.

Dando um toque alegre musical, Dimas Martin (voz) e seu filho Dimas Tadeu (teclado) trouxeram o melhor da música.

Os convidados em êxtase deliciados com a agradável harmonia de sons e vozes enchiam o ambiente de pura emoção.

Apresentando-se a equipe de enfermagem e os doadores da Alegria, traziam mensagens de carinho pelo homenageado da noite, Dr. Safi.

Maria Claudete e Ditinha Schanoski ofereceram à Dra. Cidinha Safi uma braçada de flores com perfume de jasmim.

A noite tornou-se invadida de uma brisa suave e encantadora. Dr. Safi, vivendo plenamente esse momento lindo, fez sua incrível performance com a música de Chico Buarque e Milton Nascimento: “Afagar a terra, conhecer os desejos da terra; cio da terra, a propicia estação; e fecunda o chão”.

Dr. Safi demonstrou com essa música o seu jeito de ser, de sofrer, de amar essa cidade, e sua devoção por Padre Antonio Pacheco da Silva e Padre Bento Dias Pacheco.

Bravo, Bravíssimo!

 

Ditinha Schanoski

Cadeira nº 19

Patrono Professor Benedito Motta Navarro