Universitária do Ceunsp dirige filme vencedor de prêmio internacional

Jessica Teleze e sua equipe produziram o curta “American Goals”, que será lançado na próxima quarta-feira

jessica-teleze

Ana Luísa Tomba

Aos 19 anos, Jessica Teleze viveu o sonho de todo cineasta: ganhar um prêmio em terras hollywoodianas. Estudante do segundo ano do curso de Cinema no Ceunsp-Salto, Jessica reuniu-se com outros colegas do mesmo curso para a criação do curta “American Goals” (em português: objetivos americanos).

Foram aproximadamente quatro meses de trabalho intenso, resolvendo contratempos e problemas ao longo da produção. Tudo isso sendo conciliado aos trabalhos da faculdade e estágio. O curta tem 5 minutos e foi inteiro produzido em uma quadra de esportes em Cabreúva, cidade onde Jessica mora. Além disso, a equipe, composta por 9 alunos do Ceunsp e 10 atores contratados, utilizou a “Bonobo Produções”, uma produtora criada pelos alunos, exigida pela faculdade, para que o contato com as produções seja o mais próximo da realidade.

O Festival
Por sugestão de um amigo, a universitária inscreveu o curta no Festival “The Next Generation of Filmmakers Film” (em português: A próxima geração dos cineastas), um concurso que elege o melhor curta do mundo. “American Goals”, representando o Brasil, disputava o prêmio com curtas do Irã, Hungria, Egito, Canadá e Israel. O resultado saiu em uma cerimônia em Hollywood no último dia 18.

“American Goals”, segundo a diretora, tem a função de provocar o telespectador. “Sempre gostei e sempre quis dirigir filmes que fizessem as pessoas pensarem e discutirem após assistirem ao filme, e foi exatamente isso que aconteceu quando o curta foi rodado no festival”, explica. O filme é um conjunto de situações que demonstram como a sociedade treina e ensina o homem, desde criança, à cultura retrógrada do racismo, da violência, do machismo, entre outros.

Outro prêmio
Ainda em 2016, outro filme em que Jessica foi a produtora-executiva também ganhou o prêmio de melhor curta no festival realizado pelo Ceunsp-Salto, o “Curta Salto”. O filme, com duração de 15 minutos, chama-se “Avião, jacarezinho” e é uma comédia-dramática da vida de um porteiro, que, através das correspondências dos residentes do prédio, acaba se envolvendo com cada um de uma forma diferente.

Planos
Apesar da pouca idade para tamanha responsabilidade, os prêmios já provaram à Jessica que ela está no caminho certo. “Na época do vestibular, não foi fácil escolher qual curso fazer, mas, na verdade, sempre esteve muito claro. Cinema, desde pequena, é minha maior paixão. Eu costumava assistir repetidas vezes vários filmes. Já tenho certeza que quero ser diretora”, conta.

Além de ter outros filmes em andamento para o ano que vem, Jessica continua inscrevendo “American Goals” para outros festivais.