Vacinação contra a gripe é ampliada para a população acima de seis meses de idade
Desde segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde de Itu, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, passou a vacinar contra a Influenza a população não vacinada a partir de seis meses de idade, dependendo do estoque existente da vacina e da estratégia definida pela Secretaria de Estado de Saúde. A ampliação da oferta da vacina pelo Programa Nacional de Imunizações justifica-se pelo aumento de internação por infecções respiratórias.
Em Itu, a vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que a UBS 02 (Jardim União) e a UBS 05 (Rancho Grande) permanecem abertas até as 19h. No próximo sábado (20), também haverá vacinação na UBS 02 (Jardim União) e na UBS 05 (Rancho Grande), das 8h às 14h.
É importante ressaltar que, embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Nesse caso, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, principalmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, entre outros.
A ampliação se fundamenta no benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários já estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante o período do outono e inverno. Nestes períodos as doenças de transmissão respiratória são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, confinados, com pouca ou nenhuma ventilação natural, o que somado aos fatores citados, facilita a transmissão do vírus de uma pessoa para outra.
A transmissão do vírus Influenza ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada para uma pessoa suscetível. O vírus influenza pode ainda ser transmitido por aerossol e por meio do contato direto ou indireto com secreções respiratórias, ao tocar superfícies contaminadas com o vírus da gripe e, em seguida, tocar olhos, nariz ou boca.