Veja o que foi discutido na sessão desta semana

Realizada em 1º de novembro, a 33ª Sessão Ordinária de 2022 contou com a presença de todos os vereadores que integram o Legislativo Ituano.Na Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade em discussão única três Projetos de Decreto Legislativo que concedem Títulos de Cidadania Ituana.

 São eles: PDL Nº 25/2022, proposto pelo vereador Dr. Marcos Moraes (União Brasil), que homenageia o deputado estadual Rogério Nogueira (PSDB); PDL Nº 33/2022, de autoria do vereador Normino da Rádio (Cidadania), que concede a Cidadania Ituana ao Pastor Paulo Sergio Cardoso; PDL Nº 35/2022, proposta pela vereadora Célia Rocha (PL), que homenageia a pesquisadora Anicleide Zequini.

Em segunda discussão, dois projetos de lei foram aprovados por unanimidade: Projeto de Lei Nº 88/2021, de autoria da vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC), que “Autoriza o Executivo Municipal a fornecer, gratuitamente, mudas de ipês aos munícipes e dá outras providências”; Projeto de Lei Nº 85/2022, de autoria do prefeito Guilherme Gazzola (PL), que “Institui o Plano Municipal pela Primeira Infância do Município da Estância Turística de Itu (PMPI-ITU), e dá outras providências”.

 Em primeira discussão, o Projeto de Lei Nº 84/2022, proposto pelo prefeito Guilherme Gazzola, que “Acrescenta o item 87 ao Artigo 1º, da Lei Municipal Nº 3878, de março de 1996”, também foi aprovado por unanimidade. A propositura inclui a estrada ITU-275 na relação de estradas municipais da cidade.

Os projetos de decreto legislativo seguem para sanção do presidente da Câmara; os projetos de lei aprovados em segunda discussão seguem para sanção do prefeito de Itu; já os projetos de lei aprovado em primeira discussão segue para nova discussão na 34ª Sessão Ordinária, que ocorre na próxima terça-feira (08), a partir das 16h, no Plenário da Câmara.

Palavra Livre

O resultado das eleições foi o tema principal da Palavra Livre. O líder do prefeito, Normino da Rádio, disse que nunca teve medo de se posicionar, recordou escândalos de corrupção durante os governos petistas e reforçou seu apoio ao candidato derrotado Jair Bolsonaro (PL). “Eu entendi que ele mereceria um novo mandato”, disse Normino, apontando que a economia cresce “a passos largos”. O vereador lamentou a vitória de Lula (PT), mas disse respeitar a escolha das urnas.

Sergio Castanheira (Cidadania) disse que todo político tem que ter lado e que, desde o início da campanha, defendeu Bolsonaro por conta das pautas apoiadas por ele. “O Brasil é um exemplo para os países de primeiro mundo”, disse o vereador, respeitando o presidente eleito.

Maria do Carmo Piunti (PSC) corroborou as palavras dos colegas, afirmando que também votou em Bolsonaro e Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Governo. “Não concordamos com muitas coisas e muitos comportamentos de Bolsonaro, mas eu não podia deixar claro para os meus netos ao votar em outro candidato que o crime compensa”, disse em referência a Lula, que, perante a Justiça, é considerado inocente.

José Galvão (União Brasil) destacou uma moção que fez em relação ao Dia da Democracia, celebrado na semana passada, e disse que o resultado das urnas deve ser respeitado, pois vivemos em um regime democrático. Também destacou que qualquer movimento de contestação do resultado acaba se perdendo se não houver amparo, além de afirmar que pedido de “intervenção militar” não cabe em uma democracia.

Patrícia da ASPA (PSD) disse que Bolsonaro “fez muita coisa errada”, mas não poderia votar em Lula. Ela também disse que, se houve erro nas urnas, que se averigue. Já Thiago Gonçales (PL) lamentou a falta de novas lideranças surgirem no cenário nacional, mas afirmou que votou em Bolsonaro. O edil também lamentou as brigas políticas entre amigos e familiares por conta dos candidatos.

Por fim, Eduardo Ortiz (MDB) declarou que as pessoas se preocupam muito com Brasília, mas deveriam também focar a atenção para o que acontece na cidade. Em seguida, trouxe números de rankings em que Itu aparece em posições inferiores, como a queda ituana em um estudo de competividade das cidades – que foi noticiado pelo JP.