Vendas da Kia Motors crescem 59,1% em fevereiro

Após o fim do Inovar-Auto, as vendas da marca registraram, em fevereiro, aumento de 59,1%, ante janeiro de 2018

Com licenciamento de 983 veículos em fevereiro último, a Kia Motors do Brasil registrou aumento de 59,1% nas vendas em relação a janeiro de 2018, quando foram comercializadas 618 unidades da marca. No comparativo com fevereiro do ano passado, quando houve 454 licenciamentos, o mês de fevereiro representou crescimento de 116,5%.

Os 1.601 veículos vendidos no primeiro bimestre ainda indicam crescimento de 54,5% ante igual período de 2017, quando foram emplacadas 1.036 unidades. Os números de janeiro e fevereiro de 2018 apontam para a imediata reação da Kia Motors após o encerramento do programa do governo federal Inovar-Auto, em dezembro último, e da cota limitadora de 4.800 unidades/ano sem os 30 pontos percentuais no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Mantendo a previsão de vendas de 20 mil unidades para 2018, José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, ressalta que o foco deste ano será a expansão da Rede Autorizada de Concessionárias. “Com o retorno à normalidade tributária, já iniciamos nosso processo de reestruturação, com a prospecção e a negociação com grupos empresariais da cadeia de distribuição para a inauguração de novas concessionárias, em especial nas praças onde já tivemos revendas e que foram fechadas nos últimos seis anos. Também estamos focados no treinamento das equipes comerciais e de pós-vendas, para que todos estejam preparados para atender a esta nova realidade”, enfatiza.

Em abril, a Kia Motors terá novas concessionárias em Juiz de Fora/MG (Grupo Original), na Zona Sul de São Paulo/SP (Grupo Navesa), Campinas/SP (Grupo Germânica) e Passo Fundo/RS (Grupo Guaracar). Outros grupos empresariais também estão sendo prospectados para nomeação de concessionárias em outras cidades brasileiras, com previsão de inauguração no primeiro semestre deste ano.

Além das nomeações, algumas concessionárias já iniciaram o ano com novas instalações. São os casos do Grupo Savol, de Santo André/SP, e do Grupo Palladium, de Teresina/PI. Em fevereiro, o Grupo Savol também deu início ao funcionamento das novas instalações da concessionária localizada na Avenida Nazaré, no Bairro do Ipiranga, Zona Sul da capital paulista.

Liderança

A Kia encerrou o primeiro bimestre deste ano com participação de 32,01% entre as marcas associadas à Abeifa. Na categoria SUV médio, o Kia Sportage foi o 3º mais vendido em fevereiro último, com 788 unidades, 54,2% mais em relação a janeiro; enquanto o sedã médio Cerato, com 353 unidades, obteve 54% de crescimento em fevereiro ante janeiro de 2018. E o comercial leve Bongo obteve taxa de crescimento de 41,8%, passando de 110 unidades em janeiro para 156 veículos em fevereiro.