Vendaval causa estragos em Itu e região

Na tarde de segunda-feira (22), um vendaval atingiu a cidade de Itu e outros municípios da região, deixando feridos e diversos prejuízos, como destelhamento de residências e empresas, além de quedas de árvores e pontos de alagamento.
Em Itu, de acordo com informações da Prefeitura, a Defesa Civil de Itu agiu com prontidão aos chamados recorrentes da tempestade que atingiu o município por volta das 13h20. Entre as ocorrências de maior monta destacam-se o destelhamento de uma empresa e a queda de um poste no bairro Vila Progresso, as quedas de duas árvores de dimensões importantes, uma no Cemitério Municipal e outra na Praça da Independência (Carmo).
Ainda segundo a administração municipal, em todos os casos atendidos até as 16h05 de segunda-feira, não houve feridos. Houve ainda o registro de outros pontos de atenção com alagamentos e queda de árvores, que foram monitorados. Além da Defesa Civil, que continuou nos atendimentos, as equipes da SEMSUR foram ás nas ruas, desobstruindo vias e providenciando a limpeza. Foram registrados ventos de 70 km/h e o volume de chuva acumulado foi de 50 mm.
O JP também esteve em contato com a CPFL Piratininga informou que o temporal com fortes rajadas de vento que atingiu Itu, provocou impactos sobre a rede elétrica em alguns locais da cidade. “Todo o efetivo da concessionária foi imediatamente mobilizado para os atendimentos e o fornecimento para os clientes afetados será normalizado o mais brevemente possível”, encerrou a nota.
Também em nota, a CIS (Companhia Ituana de Saneamento) informou na manhã de terça-feira (23) que a falta de energia nas ETAs e nas captações ainda está afetando o abastecimento de água em Itu. “Algumas regiões seguem com intermitência, apesar do uso de geradores auxiliares. Aguardamos nova previsão da companhia de eletricidade e seguimos trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível”, encerra a CIS em nota.
Salto
Na cidade de Salto, as fortes chuvas que atingiram o município de Salto no início da tarde de segunda-feira provocaram diversas ocorrências em diferentes regiões da cidade. De acordo com a Prefeitura, foram registradas quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e problemas no abastecimento de água.
Desde os primeiros chamados, equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Trânsito e da CSO Ambiental foram mobilizadas e seguiam, até o fechamento desta matéria, atuando nas ruas para atender as ocorrências, liberar vias obstruídas e restabelecer os serviços. A Prefeitura de Salto orientou ainda a população a evitar áreas de risco e a acionar os canais da Guarda Civil através do 153 ou Defesa Civil pelo 199.
Porto Feliz
No município de Porto Feliz, o vendaval atingiu diversos pontos, causando diversos danos. Na Cidade dos Velhinhos, por exemplo, idosos tiveram de ser realocados. Diversas regiões ficaram sem energia elétrica. O prefeito Célio Peixoto dos Santos (Republicanos) declarou estado de emergência.
Ainda em Porto Feliz, a fábrica da Toyota foi destelhada, com registro de feridos. Em nota ao Periscópio, a empresa confirmou que, por volta das 13h de segunda-feira, uma uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da empresa, provocando danos severos à estrutura da fábrica.
“A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades. Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento”, encerra a nota.
Indaiatuba
Por volta das 13h30, o vendaval atingiu Indaiatuba e, de acordo com informações da Defesa Civil, foram registradas quedas de diversas árvores, postes de energia e estruturas, em diferentes pontos da cidade. Além da Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal e equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Trânsito, estiveram nas ruas para atender as demandas. Assim como nos demais municípios da região, não houve registro de fatalidades
Cabreúva
Em nota enviada ao JP, a Prefeitura de Cabreúva informa que o município foi atingido por volta das 13h40 de segunda-feira por uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento que, segundo dados da Defesa Civil, ultrapassaram os 80 km/h.
Ainda segundo a administração municipal, foram registrados danos em diversos pontos da cidade: foram contabilizadas quedas de 12 árvores, além do destelhamento de três residências e de uma oficina mecânica. A rede elétrica também foi afetada, deixando vários bairros sem energia. O fornecimento foi restabelecido por volta das 3h da manhã de terça-feira, mas alguns locais ainda permaneciam sem eletricidade, até o fechamento desta matéria.
Desde a tarde de segunda-feira, equipes da concessionária Elektro trabalham para normalizar a situação o mais rápido possível. Não houve registro de vítimas.
“Desde o início do vendaval, as equipes da Defesa Civil atuam de forma contínua no atendimento às ocorrências, realizando a remoção de árvores e prestando apoio à população. Todas as equipes da Prefeitura seguem mobilizadas para que a cidade retorne à normalidade o quanto antes”, encerra a Prefeitura de Cabreúva em nota.

