“Virada Jovem” no Pirapitingui prega um maior diálogo com a juventude da cidade

Ator Michel Gomes, da série “3%” (Netflix), vai falar sobre o cinema nacional/ Foto – Divulgação

Um evento de referência no âmbito do planejamento socioassistencial. Assim a “Virada Jovem” – evento que acontece neste final de semana no Centro Administrativo Regional do Pirapitingui – é definida pelo Secretário Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, César Benedito Calixto. “Com ela demonstraremos como atingir as expectativas dos jovens e estabelecer uma política continuada. A administração precisa se aproximar e ocupar a lacuna existente”, aponta.

A “Virada” contará com workshop, palestras, oficinas e rodas de conversas, além de muitas atrações culturais e esportivas. Os destaques ficam por conta das participações dos atores André Ramiro (de “Tropa de Elite”) e Michel Gomes (da série “3%”), que vão falar sobre o cinema brasileiro, e da palestra com o rapper MV Bill.

Calixto explica que a “Virada Jovem” surgiu a partir da avaliação da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social que uma parcela significativa de jovens e adolescentes não é assistida ou participa de ações públicas. “Pior que isso: que o poder público não oferece políticas públicas para este grupo social. Esse distanciamento preocupou a administração desde o início do ano”, declara.

Ainda de acordo com o secretário, a “Virada”, tem como objetivo primordial “ser um instrumento de diálogo para que tenhamos uma proposta de política pública para a juventude ituana”. A escolha do Pirapitingui para sediar o evento não foi por acaso. “Escolhemos o Pirapitingui porque é um território carente e ávido em ações socioculturais e outros eventos como esse poderão ser realizados anualmente em outros bairros, sem dúvida”, aponta Calixto.

Segundo o secretário, todas as secretarias municipais estão participando de algum modo do evento. “É uma proposta de governo e, portanto, denota uma transversalidade necessária para se propor a política pública para esta área. O ganho será de todos, não somente aqueles que vivem na região do Pirapitingui”, finaliza.

A “Virada Jovem” é um evento produzido pela Motirõ Cultural, que desde 2007 utiliza a arte, a cultura e o esporte como ferramenta socializadora e de reintegração social. A entrada é gratuita e a programação completa do evento pode ser conferida no link: bit.ly/viradajovem. (André Roedel)